Bagarai » Cotidiano » Educação » Abertas inscrições para curso de alfabetização no Centro de Esporte, Cultura e Lazer em São Paulo

Abertas inscrições para curso de alfabetização no Centro de Esporte, Cultura e Lazer em São Paulo

As aulas da primeira turma do programa começaram nesta semana e são direcionadas a qualquer pessoa a partir de 15 anos

25 de agosto de 2010

Com o objetivo de levar uma vida melhor a quem tem força de vontade e desejo de crescer, essa semana começaram as aulas da primeira turma do programa de alfabetização de jovens e adultos no Centro de Esporte Cultura e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga- Pefi. O programa, feito em parceria entre a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social- Seads, o Instituto Tecnológico Diocesano Santo Amaro- ITD e a Secretaria de Estado da Educação, está com inscrições abertas.

Totalmente gratuito, o curso oferece inicialmente aulas da 1ª a 4ª série do ensino fundamental, disponibilizando todo material didático necessário para o aprendizado. As inscrições estão sendo feitas no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do Pefi, localizado na Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5 Vila Guarani – Jabaquara, entre 9 e 17 horas. É necessário apresentar RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência. Os interessados devem ter a partir de 15 anos e o curso oferece certificado expedido pela Secretaria de Estado da Educação.

Aulas

As aulas da primeira turma ocorrem de segunda a quinta-feira, das 9h30 às 11h30 e são ministradas pela professora Adriana Russo. No primeiro dia esteve presente a supervisora do ITD, Marines Barthman, que comemorou a oportunidade de levar o curso à região. “Há muito tempo queríamos atender esse bairro e agora surgiu essa oportunidade no Centro de Esporte Cultura e Lazer”. O programa já atende mais de 5,6 mil pessoas em 300 núcleos, incluindo um projeto existente no Shopping Interlagos para alunos da 5ª a 8ª série. A meta é atingir 6,5 mil pessoas ainda esse ano.
A aluna mais empolgada com o início das aulas era a aposentada Maria Aparecida Valim, de 72 anos, moradora de Jardim Oriental. Ela conta que na infância passou por uma experiência traumática que a afastou do colégio por mais de 60 anos “Quando tinha 7 anos, certo dia fui ao colégio em São João da Boa Vista e a professora me chamou de burra, nunca mais quis saber de ir a escola”.
Outra aluna entusiasmada com a oportunidade de aprender a ler e escrever é Jovina Alves Martins, de 78 anos, a primeira a chegar na sala de aula e que também passou por um episódio semelhante que a afastou da escola. “Aos meus 7 anos, durante a aula em Araçatuba, levei um tapa no rosto da professora. Depois disso parei e passei a trabalhar em casa de família”.

Sobre o Centro de Esporte, Cultura e Lazer- Administrado pela Seads o centro associa cultura, lazer, profissionalização, convivência, esporte e, principalmente, cidadania ao privilegiado conjunto de equipamentos públicos constituído pelo Zôo e Zôo Safári, Jardim Botânico, Centro de Ciência e Tecnologia da USP e Centro de Exposições Imigrantes. Inserido nos limites dos municípios de São Paulo, Diadema e São Bernardo do Campo, trata-se de uma iniciativa única no Estado de ação intersetorial para a melhoria da qualidade de vida da população do entorno.

Serviço

Inscrições para o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos
Local: Centro de Esporte Cultura e Lazer (Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5, Vila Guarani), entre 9 e 17 horas.
Documentos necessários: RG ou certidão de nascimento e comprovante de residência.
Informações: 2763-8040

Deixe a sua opinião, faça seu comentário.

Por favor, não use palavras ofensivas, que desrespeitem a lei ou apresentem linguagem ou material obsceno em seus comentários no Bagarai, mensagem que não cumpram essas políticas não serão aceitas. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Caso você se sinta ofendido com alguma mensagem publicada ou tem alguma sugestão para melhorar o site, clique aqui e entre em contato.



Dicas de Ofertas