Albert Szent-Gyorgyi ganha homenagem do Google

Para comemorar o 118º Aniversário de Albert Szent-Gyorgyi o Google preparou um doodle especial.

Albert Szent-Gyorgyi ganha homenagem do Google (reprodução)

Albert Szent-Gyorgyi ganha homenagem do Google (reprodução)

Se hoje você conhece e aprecia a vitamina C agradeça a Albert Szent-Gyorgyi, ele recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1937, por descobrir e documentar a vitamina C como catalisador.

Já em 1938, iniciou pesquisas com a contração muscular e descobriu a miosina, actina e ATP. Quando os fascistas controlaram a política húngara, Szent-Györgyi ajudou vários amigos judeus. Foi perseguido pela polícia de Hitler e deixou a Hungria como fugitivo da Gestapo. No pós-guerra, retornou à Hungria e tornou-se chefe do departamento de bioquímica da Universidade de Budapeste. Foi eleito membro do parlamento e ajudou a restabelecer a Academia de Ciências. Em 1947, descontente com o comunismo no seu país, foi para os Estados Unidos para dirigir a pesquisa no Instituto de Pesquisa Muscular, em Massachusetts. Em 1956 obteve a cidadania norte-americana. Já nos EUA, desenvolveu pesquisas sobre o cancro e aventou a possibilidade de os radicais livres fazerem parte da gênese do cancro. Pesquisou ainda física quântica e descreveu o termo sintropia [wiki].

Deixe seu Comentário

13 comentários

  1. Avatar
    Sandra setembro 16, 2011

    Olha só esse fez a diferença, enquanto a guerra rolava (MORTE) ele estava contribuindo com a humanidade (VIDA)!!!

  2. Avatar
    Maria Flores setembro 16, 2011

    Parabéns pela iniciativa de promover uma pessoa tão importante que vivia praticamente no anonimato e que tanto contribui para a medicina.

  3. Avatar
    eduarda setembro 16, 2011

    adoro esta cool e muito fixe

  4. Avatar
    Tania Melo setembro 16, 2011

    Tem gente que faz é coisa na vida… e melhor, coisa boa, no caso dele, coisa muito boa.

  5. Avatar
    Glauco Rocha setembro 16, 2011

    Esta manifestação do GOOGLE em homenagear pessoas que contribuiram para
    o bem da humanidade é maravilhosa.
    parabens pessoal do google vocês merecem o sucesso.
    muita competencia, muito profissionalimo com excelencia no resultado

  6. Avatar
    Renato setembro 16, 2011

    Bem observado dona Sandra, concordo com voce !!!!

  7. Avatar
    Alfredo Rodrigues Maia Filho setembro 16, 2011

    PESSOAS ASSIM DEVERIAM SER LEMBRADAS VÁRIAS VEZES TODOS OS ANOS. APARTIR DO MOMENTO QUE MENTES COMO ESSA TIVER ESPAÇO MAIOR NA MÍDIA, DIVULGAÇÃO EM HORÁRIOS NOBRES, ETC, TENHAM CERTEZA QUE INSPIRARAM JOVENS A SEGUIR O MESMO CAMINHO. ENQUANTO ISSO OS JOVENS DE HOJE SE INSPIRAM NO QUE LHE OFERECEM DE GRAÇA, OU SEJA, VIOLÊNCIA, CORRUPÇÃO, REALITES QUE NÃO ACRESCENTAM NADA, ENTRE OUTRAS COISAS NEGATIVAS. PARABÉNS A GOOGLE, PARABÉNS ALBERT SZENT-GYORGY.

  8. Avatar
    stephanie setembro 16, 2011

    legal eu nem sabia que era ele mais agora eu sei,deviam mesmo fazer uma homenagem a ele,pois a vitamina “c” e muito emportante na nossa vida ou melhor no nosso organismo!kkkkkkkk.

  9. Avatar
    Márcia setembro 16, 2011

    Mais do que nunca temos que tirar o chapéu pra descoberta da VITAMINA C.Pouca gente sabe quem a descobriu, mas, todos sabem dos efeitos milagrosos dela, como ¨elixir da juventude¨.

  10. Avatar
    jose carlos ramos brendel setembro 16, 2011

    que coisa mais linda, isto que é genio….sera que no Brasil tem algum gênio……

  11. Avatar
    Carlos Fernandes setembro 16, 2011

    Poucos Homens tiveram a “Coragem de Lutar Contra” a Tirania , a Indiferença, a Inequidade, e por fim a Morte ( em meio ao Holocausto da Segunda Guerra)! Agradeço seu esforço e dedicação à humanidade, que ainda hoje ajuda a salvar muitas vidas! E Parabenizo a Google pelo Espaço e Qualidade das suas publicações, agregando valor aos esforços destes Grandes Homens em semear a “Vida”, não deixando-os cair em esquecimento!!!

  12. Avatar
    Reo 7 setembro 16, 2011

    viva a vitamina C!….viva a Szent-Gyorgyi!…