Brasileirão: veja quem vai para a Libertadores 2016

Brasileirão: veja quem vai para a Libertadores 2016
Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

A última rodada do Campeonato Brasileiro de 2015 (veja aqui) foi mais emocionante nos jogos pela luta contra o rebaixamento do que na parte de cima. O título e três das vagas para a Libertadores já estavam definidas. O São Paulo, com uma vitória, garantiu a participação na fase preliminar da competição sul-americana. Pelo Z4, a boa campanha do Vasco no segundo turno não foi o suficiente para livrar a terceira queda em oito anos.

Vão para a Libertadores

Corinthians (SP)

Campeão antecipado do Campeonato Brasileiro, o Corinthians já tinha a vaga garantida para a competição com seis rodadas de antecedência. Em uma campanha irretocável, o time treinado por Tite entrou no G-4 na 12ª rodada e não saiu mais. Na última partida, empatou com o Avaí em 1 a 1, e chegou a 81 pontos, recorde nos pontos corridos.

Atlético (MG)

De todos os times do campeonato, o Atlético (MG) foi o que ficou por mais rodadas no G-4. Apenas na primeira e na terceira rodada, o time ficou fora do grupo dos quatro melhores da competição. Depois que o Corinthians disparou na liderança, o Atlético (MG) se estabilizou no segundo lugar desde a 17ª rodada. Na última rodada, garantiu a segunda colocação com uma vitória sobre a Chapecoense em casa e chegou a 69 pontos.

Grêmio (RS)

Também regular na competição, o Grêmio ficou em terceiro lugar do Campeonato Brasileiro. Venceu o rebaixado Joinville na última rodada. Tentando, sem sucesso, alcançar Corinthians e Atlético, o Grêmio passou a ter a participação na competição intercontinental como principal objetivo. Algo que foi alcançado com algumas rodadas de antecedência.

São Paulo (SP)

Fora de campo, o São Paulo viveu um dos anos mais conturbados de sua história. Depois de perder quase metade do time titular no primeiro turno, o time caiu muito de produção e viu o título ficar longe. Mesmo assim, o tricolor paulista conquistou a última vaga para a Libertadores na última rodada contra o Goiás com uma vitória por 1 a 0.

O Palmeiras (SP) é o outro representante brasileiro na Libertadores por ter vencido a Copa do Brasil. No campeonato de pontos corridos, ficou em nono lugar.

Rebaixados

Avaí (SC)

Um dos quatro representantes de Santa Catarina no Campeonato Brasileiro, o Avaí esteve na primeira parte da competição no pelotão intermediário. Mas foi caindo de produção até chegar perto da zona de rebaixamento. E na última rodada, caiu, ao empatar com o Corinthians em 1 a 1 no Itaquerão.

Vasco (RJ)

Mais uma vez, um dos grandes do futebol brasileiro caiu. Depois de uma campanha vexatória no primeiro turno (só 13 pontos) e depois de passar quase todo o campeonato na zona do rebaixamento, o Vasco até reagiu nas últimas rodadas. Porém, foi insuficiente. E o cruzmaltino vai jogar a Série B.

Goiás (GO)

Único representante do Centro-Oeste na competição, o Goiás se manteve no pelotão intermediário até a 28ª rodada. A partir daí, o time entrou no Z-4 e não saiu mais. Precisando de uma combinação de resultados na última rodada, o esmeraldino não conseguiu se salvar.

Joinville (SC)

Apesar de ter feito alguns poucos jogos interessantes no Brasileirão, o Joinville passou todas as 38 rodadas no Z-4. O resultado foi o rebaixamento já na penúltima rodada da competição. Em 2016, o time volta para a Série B.

Deixe seu comentário:

+ Esportes

Jogo do Palmeiras pela libertadores 2017 contra Jorge Wilstermann já teve 33 mil ingressos vendidos
Jogo do Palmeiras pela libertadores 2017 contra Jorge Wilstermann já teve 33 mil ingressos vendidos
Em vídeo, ‪Daniel Alves‬‬ elogia Flamengo pelo Instagram
Em vídeo, ‪Daniel Alves‬‬ elogia Flamengo pelo Instagram
Brasileirão 2017 já tem data para começar; confira a tabela
Brasileirão 2017 já tem data para começar; confira a tabela
Léo Santos do Corinthians fala sobre primeiro gol como profissional
Léo Santos do Corinthians fala sobre primeiro gol como profissional

Tags:, , , ,