Como aumentar a imunidade do organismo

Resfriados e gripes constantes indicam o problema, mas diferente do que muitos pensam, o problema de baixa imunidade não está relacionado apenas à alimentação. A falta de exercícios físicos, a higiene e até o ritmo de vida que se tem, também interferem na nossa saúde.

Ingredientes (foto: Alan Corrêa / Bagarai)

Ingredientes (foto: Alan Corrêa / Bagarai)

O consumo excessivo de gorduras prejudica as células protetoras do organismo, interferindo na resistência. Evite alimentos processados, embutidos e açúcares também.

Procure tomar ao menos 1 litro e meio de água por dia, mas evite água gelada. Isso ajuda a eliminar as toxinas, e ainda mantém os vírus afastados (os vírus gostam de ambientes secos, então manter seu corpo sempre hidratado, já ajuda bastante).

Acrescente o alho à sua comida sempre que possível. O alho é um dos melhores remédios naturais no combate/cura da baixa imunidade. A cebola e o limão também são muito bem vindos no nosso dia-a-dia.

O gengibre também ajuda no fortalecimento do organismo. Pode ser adicionado aos mais variados pratos, em chás, ou em conservas feitas com vinagre, que é mais comum na cozinha japonesa.

Sempre escove os dentes e use o fio-dental após as refeições. Como dizem os dentistas, “a saúde começa pela boca”, e eles não estão errados. A boca é uma ótima porta para que as doenças entrem no nosso corpo. Se você não tem o hábito de fazer a escovação depois de comer, pode vir a ter cáries, e através das cáries, pode-se ter outras doenças e infecções.

O consumo de álcool excessivo, também pode interferir na defesa do organismo, então prefira o consumo moderado.

A correria do dia-a-dia pode sim, deixar seu corpo mais propenso à desenvolver doenças e infecções, então é importante saber lidar com pressão e stress, pois a saúde mental afeta o resto do corpo.

Eu tenho uma receita que uso sempre que possível, pra aumentar a resistência e também pra me curar de gripes e resfriados. É um chá muito bom (embora o sabor não seja dos melhores rs).

Ingredientes:

  • 1 copo americano de água
  • 1 dente de alho grande
  • 1 pedaço de gengibre (mais ou menos do mesmo tamanho do dente de alho)
  • 1 limão

Modo de Preparo:

  1. Corte o dente de alho e o gengibre em pedaços pequenos
  2. leve ao fogo baixo com os outros ingredientes (mas use apenas algumas gotas do limão).
  3. Quando a água começar a ferver, desligue o fogo e tampe totalmente.
  4. Espere esfriar, coe e beba.

IMPORTANTE: Tome o chá numa temperatura mais pra “frio” do que pra “quente”, e evite tomar gelado e sair na friagem depois. Eu sempre tomo apenas antes de dormir, pra evitar qualquer problema. Se você quiser tomar o chá para curar resfriados/gripes, tome-o umas 3 vezes por dia; se for pra aumentar a imunidade, de 3 a 4 vezes por semana já está ótimo.

Atenção: Antes de usar qualquer produto e/ou medicamento em seu corpo procure sempre seu médico, esse texto é relativo a minha experiencia, mas pode variar de pessoa para pessoa.

Deixe seu Comentário