Como fazer seu Cartão Bom

O Cartão Bom

O BOM é um cartão de bilhetagem eletrônica criado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo e gerenciado pelo Consórcio Metropolitano de Transportes (*CMT ).

A EMTU/SP está trabalhando na adoção da Bilhetagem Eletrônica no Sistema Metropolitano por Ônibus na RMSP, em conjunto com o Consórcio Metropolitano de Transportes – CMT, formado pelas operadoras de ônibus, que já instalou os validadores na frota de 4 mil ônibus.

O CMT é também responsável pela emissão do BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano), um cartão eletrônico sem contato para armazenar os créditos eletrônicos, com autorização da EMTU/SP.
O BOM garante ao usuário mais agilidade no embarque e segurança com a possibilidade de recuperação das viagens em caso de perda ou roubo do cartão. Há mais de 60 postos de venda de créditos eletrônicos na Grande São Paulo.

Está disponível nas seguintes modalidades: Vale-transporte, Escolar, Sênior, Especial e Comum.


Cartão BOM Comum

Cartão que será fornecido a todos os cidadãos que eventualmente utilizam o transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP.

Regras de Utilização

- Limite de utilização por dia: 20 vezes;
- Tempo de reapresentação do cartão: não há;
- Liberação da catraca: para saldo maior ou igual ao valor da tarifa.

Clique aqui para efetuar seu cadastro e adquirir o Cartão BOM Comum.


Cartão BOM Vale-Transporte

Cartão do tipo smartcard, sem contato, concedido pelo empregador aos seus colaboradores para o benefício de Vale-Transporte em linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo, gerenciadas pela EMTU/SP.

O Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT) , formado pelas operadoras de ônibus, é responsável pela emissão do BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano). O BOM garante ao usuário mais agilidade no embarque e segurança com a possibilidade de recuperação das viagens em caso de perda ou roubo do cartão.

Aquisição do cartão

Para efetuar o cadastro de sua empresa e adquirir o Cartão BOM Vale-Transporte para os seus colaboradores, acesse o site do CMT ou ligue para a Central de Atendimento do Consórcio: 0800 77 11 800.

O usuário que necessita obter o cartão deve procurar informações junto ao seu empregador.

Direito de obtenção de cartão

O Vale-Transporte é concedido pela empresa aos seus colaboradores e garante ao empregador a dedução do Imposto de Renda sobre o valor das despesas.

De acordo com a Lei Nº 7.418/85 Art. 5º, é proibido ao empregador substituir o Vale-Transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento.

Recarga embarcada

O empregador emitirá pedido de crédito ao CMT para seus colaboradores. Para a liberação dos créditos nos cartões, o prazo é de até 2 (dois) dias úteis após a compensação do pagamento na conta do CMT.

Para o usuário efetuar a carga dos créditos no Cartão BOM Vale-Transporte, basta aproximar o cartão do validador (equipamento que fica junto a catraca, dentro dos ônibus) e automaticamente os créditos que estiverem disponíveis serão carregados.

Regras de utilização

O cartão BOM VT deverá ser utilizado somente no trajeto compreendido entre residência-trabalho e vice-versa. Veja as orientações de uso disponíveis no verso do cartão.

2º via do cartão

Em caso de perda, furto, roubo ou extravio do Cartão BOM Vale-Transporte, a empresa deve orientar seu colaborador a entrar em contato o mais rápido possível com a Central de Atendimento do CMT: 0800 77 11 800.


Cartão BOM Escolar

Cartão concedido aos alunos e professores dentro das regras para a concessão do benefício de acordo com a legislação vigente, que dá direito ao desconto de 50% no pagamento da tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Quem tem direito ao BOM Escolar

Como requisitar a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano

Onde carregar o BOM Escolar


Cartão BOM Sênior

Cartão concedido aos cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, que garante a gratuidade nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Com o Cartão BOM Sênior, o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e ao aproximar o cartão do validador passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo, permitindo assim ao passageiro mais opções de lugares no ônibus.

Direito de Obtenção

Cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos têm direito a gratuidade no transporte coletivo da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o estatuto do idoso – Lei Federal nº 10.741 de 01/10/2003.

Aquisição do Cartão

O cidadão com idade igual ou superior a 65 anos, deverá comparecer em uma das Lojas do CMT, portando os seguintes documentos:
- CPF (original)
- RG (original)
- Comprovante de residência recente no período máximo de 03 meses (original)


Cartão BOM Especial

Cartão concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho, bem como aos menores de 16 anos com deficiência, conforme Resolução Conjunta SS/STM vigente, garantindo assim isenção do pagamento de tarifa nas linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Com o Cartão BOM Especial o usuário realizará o embarque pela porta dianteira do ônibus e ao aproximar o cartão do validador, passará pela catraca e desembarcará pela porta traseira do veículo.

O Cartão BOM Especial permite ao beneficiário cadastrar até dois acompanhantes, sendo que apenas um pode acompanhá-lo no embarque.
Quem tem direito ao BOM Especial.

Procedimentos para obter o cartão BOM Especial.