Bagarai » Cotidiano » Educação » Como fazer inscrição para o Enem 2011

Como fazer inscrição para o Enem 2011

A taxa é de R$ 35,00 e deverá ser paga até o dia 13 de junho no Banco do Brasil. A isenção dessa taxa é garantida aos alunos matriculados e cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas de ensino. As inscrições vão até dia 10 de junho. As provas do Enem 2011 acontecem nos dias 22 e 23 de outubro.

23 de maio de 2011

Enem

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, em 2011 iniciou o período de inscrições nesta segunda-feira (23), com prazo para terminar no dia 10 de junho próximo. A primeira condição para se inscrever é ter acesso à internet. O acesso ao formulário de inscrição ficará disponível na internet durante 24h todos os dias até o final do período de inscrição.

A taxa é de R$ 35,00 e deverá ser paga até o dia 13 de junho no Banco do Brasil. A isenção dessa taxa é garantida aos alunos matriculados e cursando o último ano do ensino médio (concluintes) em instituições públicas de ensino. Quem for membro de família de baixa renda ou estiver em situação de vulnerabilidade financeira, conforme o decreto 6.135, de 26 de junho de 2007, também poderá solicitar a isenção.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, responsável pela realização do Enem, no edital do Enem, destaca a importância das informações fornecidas serem verdadeiras e exatas, para candidato não ter o risco do cancelamento de sua inscrição. Além disso, recomenda que o interessado leia o edital antes de preencher o formulário de inscrição. Todas as informações também estão disponíveis no hot site do Enem 2011.

Ao acessar página, o participante deve selecionar a opção “Inscrição”. Para dar início, é necessário ter em mãos o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o seu número de documento de identidade (RG).

Após inserir CPF e data de nascimento, será aberta uma tela com os dados pessoais do candidato, como o nome completo, o nome da mãe e o sexo. Esses itens são resgatados diretamente do banco de dados da Receita Federal. Se houver alguma informação incorreta, o solicitante deve corrigi-la na Receita.

Após confirmar os dados, é preciso preencher outras informações pessoais, como o número do RG, cor/raça e endereço, todas obrigatórias. Dados como telefone e e-mail são opcionais. Mas, caso haja perda da senha de acompanhamento, o resgate dela só poderá ser feito para quem informou o e-mail ou o telefone celular. O número de telefone deve ser do candidato, bem como todos os dados informados, ainda que o participante seja menor de idade.

Nessa mesma página, deve ser informado se há necessidade de atendimento especial ou não. Se o participante precisar do atendimento diferenciado, deve estar atento e marcar qual a deficiência ou condição em que se encontra, se é sabatista ou estuda em classe hospitalar.

No campo seguinte, aparecerão as opções de língua estrangeira – inglês ou espanhol. Após marcar a língua desejada, o candidato deverá escolher em qual estado e município deseja realizar a prova. Após a escolha, aparecerá a opção de senha. Ela será utilizada para o acompanhamento da inscrição, obtenção dos resultados e inscrição em programas como Sistema de Seleção Unificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (ProUni). Após esse processo, o candidato ainda terá a opção de confirmar se a língua estrangeira e a cidade desejada para fazer a prova estão corretas.

Na próxima etapa, o participante deverá informar a sua situação escolar: se já concluiu o ensino médio, se ainda está cursando ou se não o concluiu. Se ele já tiver concluído os estudos, deverá informar em que ano o fez e a modalidade de ensino (regular, EJA ou educação especial). Se o aluno estiver cursando o último ano do ensino médio, deverá informar se a escola em que estuda é pública ou privada, a série e a modalidade de ensino. Outra informação importante de ser preenchida com atenção é se o candidato está fazendo a prova para obter a certificação de conclusão no ensino médio. Se for esse o caso, deverá dizer se já cursou o EJA e em qual estado e instituição deseja se certificar. Para obter certificação pelo Enem, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos completos. A mesma opção aparecerá para os candidatos que ainda estão estudando, mas concluirão os estudos após 2011, e que não estão estudando e não estão cursando o ensino médio.

O questionário socioeconômico, desde o ano passado, é respondido no ato da inscrição. Após concluir as etapas anteriores, o candidato terá que responder o questionário, para dar seguimento ao processo de inscrição. São menos de 30 perguntas e todas de preenchimento obrigatório.

Assim que o interessado terminar de responder ao questionário socioeconômico, deverá conferir as informações prestadas no ato da inscrição. Se houver alguma alteração a ser feita, deverá concluir o processo e depois voltar para a página inicial e clicar em “Acompanhe sua inscrição”. Lá, ele fará as alterações necessárias.

No final da página para confirmar a inscrição, ele terá as opções de gerar boleto ou declarar carência. Aquele que gerar o boleto terá que imprimi-lo e pagá-lo, exclusivamente, em qualquer agência do Banco do Brasil. Não será aceito boleto após a data de vencimento. Independentemente da data em que o boleto seja impresso, o prazo para pagamento é do dia 13 de junho.

Para pegar o comprovante de inscrição, o interessado deve acessar o sistema até três dias úteis após o pagamento do boleto (se for o caso) e imprimi-lo. O Cartão de Confirmação também será enviado para o local informado no ato da inscrição. O número de acompanhamento pode ser visto ao entrar no sistema com seu CPF e senha, gerada no processo.

Deixe a sua opinião, faça seu comentário.

Por favor, não use palavras ofensivas, que desrespeitem a lei ou apresentem linguagem ou material obsceno em seus comentários no Bagarai, mensagem que não cumpram essas políticas não serão aceitas. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Caso você se sinta ofendido com alguma mensagem publicada ou tem alguma sugestão para melhorar o site, clique aqui e entre em contato.



  1. Poliana Alves de Paiva disse:

    Quero me escrever no enem 2011 !

  2. Quero fazer a inscrição do enem 2011.

  3. deyvinha disse:

    eu nunca fiz o enem,mais agora eu tenho essa oportunidade.

  4. gislene aparecida martins disse:

    E muito importante os estudante fazer esse exame,pois é um grande passo para engressar em uma faculdade.

  5. lucilene disse:

    qual site eu fasso a incrição para o enem?

  6. Daniele disse:

    eu estou no 2º ano do ensino médio, tenho 15 anos.posso fazer o enem?

  7. lenita dias disse:

    tenho mais de 30 anos e sonho com uma faculdade, posso fazer a inscrição do enem,mesmo tendo conluído o ensino medio a mais de 12 anos?

  8. larissa disse:

    olha fiz minha inscrição,e no final apareceu,inscrição pendente,para efetuar o pagamento d inscrição,só q eu sempre estudei em escolas públicas,é pra mim ser insento né?e agora o q faço?

  9. Numa disse:

    Eu quero me increver no ENEM 2011 e eu vou fazer e vou PASSAR!!!

    • jose eudes disse:

      comigo também, fiz minha inscrição,e no final apareceu,inscrição pendente,para efetuar o pagamento d inscrição,só q eu sempre estudei em escolas públicas,é pra mim ser insento né?

  10. tamires disse:

    que droga eu nao estou comseguindo fazer as incriçoes do enem lguem por favor me de alguma informçao? agora?

  11. lindalva disse:

    quero me inscrever para o enem 2011

  12. Maisa Krause Gomes disse:

    Boa- Tarde

    Gostaria de saber qd. eu vou fazer a insrição do enem 2011, toda hora sai fora de sistema, será que esse ano vou conseguir sendo que só dá fora de sistema a inscrição, ninguém merece hein!”!!!!??????

  13. Wagner disse:

    Quero me escrever no enem!
    Vou aproveitar essa grande oportunidade…

  14. Lincoln disse:

    pagei o boleto no primeiro dia de inscrições para o enem e até agora minha inscrição está pendente

  15. Bruna Simas disse:

    Quero me escrever no enem 2011

  16. OZINETE PEREIRA DOS SANTOS disse:

    EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO ME INSCRFEVER NO ENEM.ESTOU HORAS EM FRENTEAO COMPUTADOR ,ESTA FALTANO PACIÊNCIA.EUSOU UMA PESSOAQUE ESTUDEI EM ESCOLA PÚBLICA GOSTARIA DE FAZER ESSE EXAME,.OBRIGADA

  17. thais umbelino da silva disse:

    tenho 17 anos estou no segundo ano ensino médio posso fazer o enem vou fazer 18 esse ano ainda

  18. JAILSON NASCIMENTO CARDOSO disse:

    To tentando me escrever no enen e não estou conseguindo abrir o aqui na internat o fomulário de inscrição…

  19. ILZA MARIA disse:

    oi estou tentando me inscrever
    parabéns por esse site fiquem c Deus:)

  20. Eu tava louka pp/ fazer o enem agora chegou minha vez
    tomara qe eu passe/õ/hehehe
    boa sorte para todos ! :s

  21. gostaria de saber se as notas do enem realizados em 2004 ainda estão na internete, ou como fazer para saber.

  22. Victória disse:

    Estou cursando o 2°ano do ensino médio numa escola pública e queria saber se preciso pagar a inscrição do enem?

  23. Raimuundo Pinho Coelho disse:

    Quero saber qual o Site para isncrição do ENEM.

  24. Graziela disse:

    Quero me inscreveer no enem como eu faço?

  25. selma araquan trindade disse:

    Boa tarde quando vou acessar a tela da inep para fz a inscriçao no enem não aparece o formulario de inscriçao o que faço?
    estou desempregada e gostaria que a taxa de inscrição nao fosse cobrada a minha pessoa. sera que vcs poderiam analisar este pedido que e muito importante para mim ja stou com 53 anos e gostaria de me escrever para voltar a estudar, com esta idade nao consigo emprego.
    muitissimo obrigado.
    selma trindade

  26. Letícia disse:

    Ola eu estou no 2ª ano do Ensino Medio, quero fazer o ENEM, sempre estudei em escolas publicas e mesmo assim preciso pagar para me inscrever????
    me ajudem
    Obrigado

  27. esse enem e para ajudar as pessoal que nao consegui

    pagar uma faculdade ela otimo

  28. CRESER SEMPRE PROGRESE PESSAR SEMPRE ALTO

  29. SUZI RAQUEL SANTO DE ASSIS disse:

    QUERO FAZER A INSCRIÇÃO PARA O ENEM.

  30. ildanir disse:

    quero fazer o enem como que se escreve?

  31. jessica disse:

    quero me escrever no enem

  32. talita disse:

    quero fazer inscriçao para o enem 2011 como devo fazer !!!

  33. Catia Noronha disse:

    Ola..
    gostaria de saber como faço a inscrição para o Enem declarando baixa Renda e aonde me escrevo é no Site ou nos Correios…

  34. meu filho estuda em escola publica e vai comcluir ese ano mais devido falta de material e outros problemas não tirou a indentidade ele tem 17 anos e devido uma rasgão no registro ele não conseguiu tira a indentidade so com a segunda via so q ele não pode ir pegar a segunda via devido a falta de papel no cartorio onde ele foi registrado e agora mesmo aguardando a chegada desse papel não vai ser possivel tira a indentidade a tempo tanto eu como o meu filho estamos muito triste pois ele pode não fazer a inscriçao devido a esse problema o mesmo podera fazer com minha indentidade a inscriçao ja q ele so tem 17 anos agaurdo resposta

  35. Maycon disse:

    como eu cancelo minha inscriçao no enem??

  36. Maycon disse:

    quero cancelar minha inscriçao por favor me ajudem

  37. Marilene fernandes dasilva disse:

    O enen é uma grande oportunidade para tds.

  38. Eridalva Leite Aragão disse:

    Quero muito me inscrever…

  39. thais disse:

    quando me inscrevi no enem 2011 eu estava sem impressora e não imprimi a confirmação da inscrição e agora não consigo….o que eu faço????

  40. Daner Socoré Hurtado disse:

    qual site eu fasso a inscrição para o enem?

  41. maria gisele disse:

    em que site eu fasor a minha incricao . e precisso emprimir quando ternimar a incricao.

  42. Flávia disse:

    Quando o enem era só 50 questões era mais seguro agora que aumentou para 180 esta uma palhaçada(pessimo). Espero que este ano não haja erro de gabarito ou na prova, pois não quero ser prejudicada!!!

  43. edson disse:

    Estou no segundo ano do ensino médio eu posso fazer o enem ?

  44. patricia borges rufino disse:

    eu quero faser o enen 2011 porque acho que sera muito importante para meu futuro

  45. Quero me inscrever enem 2011

  46. maria jose disse:

    qual site a faço a inscriçâo.

  47. Darcicleide de Barros Florencio disse:

    Preciso me escrever no enem

  48. Thaiana Oliveira Moreira disse:

    Quero me escrever no enem 2011

  49. enem ai vou eu !!!!!!!!!!!!

  50. Jéssica disse:

    Quero me escrever no enem mais o que presisso para me escrever vc pode me responder por favor.

  51. Jéssica Moreira disse:

    Quero me escrever no enem mais o que presisso para me escrever o que é precisso,no meu estado já esta temdo as inscrição.

  52. jacira melo disse:

    Gostaria de escrever minha filha e sobrinha para fazzer a prova do enem 2011, mas preciso que me explique passo a passo para não perder a data

  53. daiane cristina de souza santana disse:

    conclir ensino médio

  54. ERIKA disse:

    paguei a taxa de inscrição do enem e aparece ncrição pendente! O Q ESTA ACONTECENDO?????????????

  55. filho marinho disse:

    tentei varias vezes fazer a escrição e nao deu certo, como que faz.

  56. Quero fazer minha inscrição no enem 2011.

Dicas de Ofertas