Como organizar a vida em meio a tanta correria

Como organizar a vida em meio a tanta correria
clement127 / Flickr

Sabe aquele momento em que é necessário parar, respirar fundo, olhar para trás, refletir e planejar o próximo passo? Pois é. Em um mundo cada vez mais conectado, com tantas informações para assimilar e novidades para curtir, isso se tornou um feito que nem todos conseguem. Separamos algumas dicas para ajuda-lo a organizar a vida mantendo o foco no que realmente importa.

1. Defina prioridades

Tarefas urgentes: o prazo está se esgotando e se você não fizer, será prejudicado. Pagar contas, enviar a declaração de imposto de renda… Tarefas importantes: tudo o que você pode fazer para realizar objetivos sem prazo definido. Viajar mundo afora, morar no exterior… Tarefas ocasionais: o que você pode deixar para fazer depois. Happy hour com os amigos, ir ao cinema… Com esses três conceitos na cachola, você estabelecerá prioridades. Obviamente, comece pelas urgentes.

2. Saiba dosar as tarefas no seu dia a dia

Algumas tarefas importantes podem se tornar urgentes. Saber dosar é dar conta das pendências para que você não tenha que resolver muitas coisas de última hora. Acumulando urgências você vai adiar as tarefas importantes, demorando em realizar algo que lhe traz mais satisfação.

3. Desencane de ser multitarefa

O cérebro humano ainda não evolui a ponto de acompanhar o enorme volume de informações que recebemos diariamente e nós continuamos com a mesma capacidade de processá-las. Um estudo da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, concluiu que apenas três em cada cem pessoas conseguem ser eficientes cumprindo várias tarefas ao mesmo tempo. Sem provocar a guerra dos sexos, preciso falar das mulheres. Não adianta dizer que vocês são multitarefas porque não são. Dirigindo e falando ao celular, o semáforo fica vermelho e você aproveita pra retocar a maquiagem. Ops, sinal verde! Caminho aberto para uma batida.

4. Divida tarefas em minitarefas

Para conquistar um objetivo você precisa de ações práticas e cumprir tarefas faz o ego sorrir. E a ação mais eficaz é dividir uma tarefa em tarefas menores. É um efeito dominó: cumprir uma etapa aumenta a vontade de cumprir a próxima. Tudo porque o cérebro fica mais estimulado com os sinais de recompensa no curto prazo ao invés de resultados após dias, semanas, meses.

5. Conseguindo o tão sonhado foco

Primeiro passo: anote tudo no papel. Sim, papel! Nada de computador ou smartphone para evitar distrações como navegar na web ou conferir as mensagens do Whatsapp. Use e abuse e uma agenda ou caderno para escrever as etapas e prazos a cumprir de determinada tarefa. O foco surge ao pensar em cada tarefa isoladamente porque a lembrança de outros afazeres desvia a atenção.

6. Cuide do corpo

O foco é assunto da mente, mas ele também é obtido mantendo o corpo saudável. Qualquer dorzinha tira sua concentração, alimentação balanceada favorece, poucas horas de sono prejudicam a produção no dia seguinte. Uma boa dica para as tarefas chatas é começar a fazê-las logo após atividades físicas porque o corpo aquecido afasta o baixo astral e será bem difícil para algo influenciar o seu humor.

7. Crie condições para ter foco

Nenhum planejamento dá resultado se algo lhe incomoda ou se outra coisa aparece na mente. Se estiver em casa, desligue a TV. Se estiver no trabalho e o barulho de ar-condicionado ou da conversa dos colegas atrapalharem, vá para outra sala ou, se a música não atrapalhar o raciocínio, coloque fones de ouvido. (Cuidado com o volume. Queremos você focado e não surdo). Desligue tudo que possa desviar a sua atenção.

8. Cada um tem seu método

Cada indivíduo tem uma maneira própria de realizar tarefas e todos precisam de momentos de imersão. É necessário se isolar no seu mundinho e seguir rituais. Gosta de café? Tome uma dose antes de ligar o computador na empresa. O sapato está apertando o pé? Fique descalço. (Mantenha a higiene para não tirar o foco dos colegas com o mau odor). Está com sede, mas o bebedouro está longe? Tenha uma squeeze na mesa. Ficou empacado? Vá a uma área aberta, tome um ar e volte.

9. Não deixe para amanhã o que você listou hoje

Procrastinar é adiar tarefas em detrimento do prazer instantâneo. Por exemplo, quando você tem que limpar e organizar a casa, mas senta no sofá e liga a TV. Mantenha o foco em uma tarefa específica e o prazer em cumprí-la será o maior de todos.

10. Replanejar se for necessário

Se mesmo com dedicação e foco, você perceber que a tarefa não está fluindo, refaça o planejamento. Não desista e tente outra estratégia para conseguir finalizar aquilo que começou. Sem esquecer do limite do prazo, você pode redefinir as minitarefas. Você terá um grande alívio ao saber que seguindo um caminho alternativo, muitas tarefas não vão atrasar.

Deixe seu comentário:

Eduardo Artico

Eduardo Artico

Redator publicitário. Especialista na arte de criar sacadinhas e anúncios.

Veja mais publicações de Eduardo Artico

+ Vida e Saúde

Arquitetura e urbanismo: Floresta vertical será a solução para o futuro ecológico?
Arquitetura e urbanismo: Floresta vertical será a solução para o futuro ecológico?
Motivos para você parar de fumar hoje
Motivos para você parar de fumar hoje
Dicas para ter uma vida mais saudável e feliz
Dicas para ter uma vida mais saudável e feliz
O que é PANC? Baixe o livro em PDF grátis
O que é PANC? Baixe o livro em PDF grátis

Tags:, , , , , , , ,