Bagarai » Dicas » Como tirar mofo de jaquetas de couro

Como tirar mofo de jaquetas de couro

Uma peça tão elegante merece cuidados especiais. Fique na moda.

17 de abril de 2011
Por Eduardo Artico, para o Bagarai

Conservação correta

O couro é um tecido natural e cheio de particularidades. Como precisa de ventilação não se deve guardá-lo em saco plástico, pois pode causar descoloração e mofo.

Jaqueta de couro (foto: Alan Corrêa)

Jaqueta de couro (foto: Alan Corrêa)

Uma vez por mês, recomenda-se colocar a peça pendurada em local arejado e à sombra. Quando guardada muito tempo dentro do armário aparecem marcas dos cabides nos ombros, que podem ser removidas com ferro de passar, a uma temperatura inferior a 80º C. Cuidado: coloque um pano leve sobre a superfície a ser passada para não queimar o couro e resgatar o aspecto normal.

Limpeza do mofo

Geralmente, manchas de mofo saem fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 4 colheres de chá por litro de água. Deixe descansar um pouco e depois lave normalmente.

Alguns casacos de couro não recebem tratamento antimofo. Basta utilizar vinagre, de preferência o de álcool que, além de incolor e mais barato, deixa menos cheiro.

Você precisará de:

  • Um pouco de vinagre com álcool
  • A mesma quantidade de água filtrada
  • Uma escovinha

Procedimento

  1. Primeiro, misture o vinagre com a água e coloque em um pratinho meio raso.
  2. Vá molhando a escovinha na mistura e passe no casaco até quase ensopá-lo.Passe em toda a peça e não somente nas áreas afetadas.
  3. Depois pendure a jaqueta em um local arejado por alguns dias até que seque completamente eliminando o cheiro do vinagre.
  4. Por fim, passe uma flanela.

Atenção!

  • Não utilize vinagre colorido, com certeza manchará sua roupa.
  • Quando a peça estiver muito suja ou com mancha profunda, procure uma lavanderia especializada em couros.

Deixe a sua opinião, faça seu comentário.

Por favor, não use palavras ofensivas, que desrespeitem a lei ou apresentem linguagem ou material obsceno em seus comentários no Bagarai, mensagem que não cumpram essas políticas não serão aceitas. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Caso você se sinta ofendido com alguma mensagem publicada ou tem alguma sugestão para melhorar o site, clique aqui e entre em contato.



  1. Luis disse:

    é pra passar a escova c o vinagre no lado do couro ou no lado de dentro?

Dicas de Ofertas