Conheça: Novo Gol duas portas

A Volkswagen está lançando durante o Salão do Automóvel de São Paulo a versão duas portas do Novo Gol, com visual ainda mais esportivo aliado a uma excelente relação custo/benefício.

Novo Gol duas portas (divulgação)

Novo Gol duas portas (divulgação)

A novidade, que começa a ser comercializada no fim de outubro nas mais de 620 concessionárias da marca, chega cerca de três meses após o lançamento da configuração quatro portas, quando o modelo mais vendido do Brasil há 25 anos consecutivos passou a contar com o design mundial da marca Volkswagen e recebeu mais inovação tecnológica.

O Novo Gol duas portas 1.0 tem preço sugerido de R$ 26.690. Com motor 1.6, o modelo parte de R$ 30.590. E, com a transmissão I-Motion, o preço do Novo Gol 1.6 duas portas é de R$ 33.190. Custando cerca de R$ 1.300 a menos do que a versão quatro portas, o Novo Gol duas portas vem para estabelecer novos padrões de conforto, tecnologia e conveniência em sua categoria, trazendo – desde a versão de entrada – equipamentos que o tornam um dos modelos mais atraentes e avançados de seu segmento de mercado.

Assim como o Novo Gol quatro portas, a nova linha está trazendo a moderna motorização 1.0 TEC. O Novo Gol duas portas será oferecido também com o motor 1.6, que além do cambio manual de cinco marchas, pode receber a transmissão automatizada I-Motion.

Desde a versão de entrada com os motores 1.0 e 1.6, fazem parte da lista de série do Novo Gol duas portas itens como vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. A versão duas portas do Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador como itens standard.

Isso sem falar no conjunto ótico frontal escurecido (com máscara negra), na grade preta – seguindo o padrão do Fox –, no conta-giros (tacômetro) e nos limpadores do para-brisa aerowischer (que têm aerodinâmica mais eficiente e melhor performance).

Complementam o pacote de série o banco do motorista com regulagem de altura e as saídas de ar no painel, com acabamento em materiais nobres e ajustes milimétricos – semelhante às saídas de ar utilizadas na Amarok. Essas saídas de ar têm visual limpo e são práticas, com ótima ergonomia. Por falar nisso, o console traz recursos visuais e acabamento de segmentos superiores, seguindo o padrão utilizado em veículos da Volkswagen.

Ainda no interior, foram desenvolvidos modelos de acabamento específicos para a cada configuração no Novo Gol duas portas. Os tecidos dos bancos e das laterais das portas seguem o elevado padrão adotado na configuração quatro portas, onde o modelo de entrada recebe forração de Tear Jacquard Cinza e o módulo Trend conta com Tear Jacquard Marrom. E mais: o Novo Gol duas portas também utiliza bancos de tecido com PET em sua composição e todas as suas configurações contam, de série, com o porta-malas totalmente revestido.

Mobilidade sustentável

Mais uma vez a Volkswagen demonstra o seu compromisso com a questão ambiental. A marca tem atualmente a maior oferta de modelos “verdes”, ou seja, veículos com modificações mecânicas e/ou recursos tecnológicos desenvolvidos em prol da economia de combustível. E o Novo Gol duas portas faz parte disso.

A novidade também tem a opção de receber o pacote de equipamentos BlueMotion Technology. Desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technologies, esse recurso faz o Novo Gol duas portas consumir ainda menos combustível, em relação ao modelo sem esse pacote de equipamentos.

Disponível com a motorização 1.0 TEC, essa configuração agrega ao Novo Gol duas portas pneus “verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência ao rolamento, e indicador digital de consumo instantâneo de combustível (semelhante ao utilizado no Fox BlueMotion).

O pacote BlueMotion Technology para o Novo Gol duas portas contempla ainda indicador digital de marcha ideal a ser utilizada, tecnologia que ajuda a orientar o motorista a conduzir de maneira mais econômica. Esse recurso, inédito nessa categoria, está presente em modelos de segmentos superiores, como é o caso do Fox BlueMotion e da pick-up média Amarok.

Assim como o Novo Gol quarto portas e o Novo Voyage, o Novo Gol duas portas equipado com o pacote BlueMotion Technology se junta aos modelos Polo BlueMotion, Fox BlueMotion e Gol G4 Ecomotion. Modelos diferentes, de segmentos distintos, com um mesmo propósito: a mobilidade sustentável.

Arquitetura eletrônica mais avançada da categoria

O Novo Gol duas portas herda a moderna arquitetura eletrônica que estreou com o Novo Gol quatro portas e com o Novo Voyage. Trata-se do sistema mais avançado e complexo entre os modelos de duas portas desse segmento no mercado brasileiro. Graças a esse “esqueleto” eletrônico, o Novo Gol duas portas conta com uma série de recursos inéditos em sua categoria.

‘Comfort Blinker’

O Novo Gol duas portas sai de fábrica com esse importante recurso de segurança de série. O “Comfort Blinker”, item presente em modelos como Jetta e Passat, possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Com esse leve toque, o sistema aciona a seta por três vezes seguidas e indica a intenção de troca de faixa. Algo inédito na categoria do Novo Gol duas portas no mercado brasileiro.

Iluminação inteligente

O aviso sonoro de faróis ligados é outro item de série em todo Novo Gol duas portas. Mais um benefício proveniente da moderna arquitetura eletrônica, esse sistema emite um alerta sonoro quando, com o veículo desligado, o motorista abre a porta com a lanterna ou faróis acionados, evitando que os faróis e as lanternas permaneçam ligados ao sair do veículo.

As luzes da cabine agora têm o sistema progressivo de desligamento (fade out) em todas as versões do Novo Gol duas portas. Isto é, em vez de apagar as luzes internas de uma vez, o sistema de iluminação controla a intensidade das lâmpadas, reduzindo de forma gradativa e suave as luzes até que elas se desliguem.

Também estão à disposição do cliente os faróis com a função Coming and Leaving Home como opcional (chegando e saindo de casa). Toda vez que o veículo estiver desligado e as portas forem travadas ou destravadas, os faróis se acenderão automaticamente por 30 segundos, iluminando a área próxima ao carro.

I-System semelhante ao do Passat

Outra evolução recebida do Novo Gol quatro portas é o novo I-System (opcional). O Novo Gol duas portas também traz um sistema semelhante ao utilizado no Passat, com grande velocidade e fácil leitura.

Esse sistema concentra as informações do rádio – como a sintonia (AM/FM) e o nome da música que está tocando –, o status do telefone (se está ou não conectado com o Bluetooth) e os dados do computador de bordo. Este, por sua vez, fornece informações como distância percorrida, tempo de viagem, velocidade digital, consumos instantâneo e médio de combustível e autonomia.

A exemplo do sistema utilizado no Passat, o I-System do Novo Gol duas portas permite, por meio de um menu, configurar diversas funções do veículo. Entre os ajustes disponíveis estão idioma do sistema, opções do rádio e do alarme, funções e unidades do computador de bordo, tempo de duração do sistema Coming and Leaving Home, volume do beep do sensor de aproximação de obstáculos traseiros, informações do sistema EcoComfort e a opção de restaurar os padrões estabelecidos de fábrica.

A qualidade superior da arquitetura eletrônica está em cada detalhe do Novo Gol duas portas. Nos sistemas de limpadores de vidro, por exemplo. As palhetas utilizam a tecnologia aerowischer, que tem funcionamento mais silencioso, com melhores aerodinâmica, performance e durabilidade, em comparação às palhetas convencionais.

Além disso, os limpadores dos vidros do Novo Gol duas portas nunca param no meio do para-brisa, mesmo quando o veículo é desligado com o sistema acionado. Graças à arquitetura eletrônica, os limpadores sempre completam o movimento e voltam à posição inicial. Outra tecnologia exclusiva do modelo Volkswagen neste segmento de hatches de duas portas no mercado nacional.

O mesmo vale para a palheta do limpador do vidro de trás. Esta, por sinal, liga automaticamente toda a vez que o limpador dianteiro estiver acionado e a marcha à ré do câmbio for engatada.

‘Tilt down’

Ao equipar o Novo Gol duas portas com ajuste elétrico dos espelhos retrovisores, o modelo recebe a função “tilt down”, presente em modelos como Polo e Golf. Esse recurso – também inédito na categoria – regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente.

O “tilt down” ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

Global, por dentro e por fora

O Novo Gol duas portas incorpora, ainda, os novos rádios globais do Grupo Volkswagen. Com visual moderno e acabamento diferenciado, esse moderno sistema de som concentra todos os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio – inclusive a entrada auxiliar. Seguindo a iluminação em vermelho do restante do painel, o rádio também tem grande interação com o I-System, transmitindo praticamente todas as informações exibidas na tela do rádio no display central do painel de instrumentos.

Os rádios globais disponíveis para o Novo Gol duas portas contam com as mais avançadas tecnologias quando o assunto é conectividade. O sistema Bluetooth oferece o recurso “hands free” (mãos livres), que possibilita o motorista realizar ou receber chamadas telefônicas utilizando apenas as teclas do volante multifuncional, item que agrega tanto em comodidade quanto em segurança, pois o condutor não precisa tirar as mãos do volante.

Ainda falando do Bluetooth, nos novos sistemas de som a interface com os aparelhos mais modernos disponíveis no mercado é muito avançada. É possível, por exemplo, parear não apenas os contatos da agenda do telefone, mas também sincronizar com o aparelho de som do carro os arquivos de áudio armazenados no celular. Dessa forma, pelas teclas do volante, o motorista consegue selecionar o playlist salvo no celular. Tudo isso sem a necessidade de utilizar cabos.

Todos os rádios contam também com uma porta USB na parte frontal do painel, em local de fácil acesso. Essa entrada, capaz de ler arquivos salvos em diversos formatos, ainda permite carregar a bateria do celular – desde que o telefone conte com um cabo com formato USB padrão. Outra comodidade oferecida no console central do Novo Gol e do Novo Voyage é a entrada de 12 volts.

Todas essas operações têm interface com o I-System, seja na tela central do painel de instrumentos ou no display do rádio.

Quando equipado com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros (opcional), o novo rádio exibe na tela central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.

Chamado de PDC (Parking Distance Control), ou controlador de distância ao estacionar, esse sistema funciona por meio de quatro sensores instalados no para-choque traseiro. Posicionados em locais estratégicos com o objetivo de ter o máximo de eficiência, esses sensores são pintados na cor da carroceria e contam com acabamento refinado, de forma que ficam bem discretos no veículo, praticamente imperceptíveis.

Monte o seu

O Novo Gol duas portas oferece uma grande gama de opções de tamanho e design das rodas, importante item de aparência e de personalização. Há dois tipos de estilos de calotas, que diferenciam as rodas de aço de 14 e de 15 polegadas. Já o cliente que preferir o conjunto de liga-leve, pode optar pelas rodas de 14, 15 ou 16 polegadas.

De série, os modelos 1.0 e 1.6 contam com rodas de aço de 14 polegadas, calçadas com pneus 175/70 R14 e protegidas com calotas. No pacote BlueMotion Technology, a medida é a mesma, mas os pneus têm composição diferente, com baixa resistência ao rolamento, maior quantidade de sílica e calibragem diferenciada.

Há a opção de equipar os modelos 1.0 ou 1.6 com rodas de aço com 15 polegadas. Estas contam com pneus nas medidas 195/55 R15 e calotas com design diferente das de 14”.

Com as rodas de liga-leve, para cada medida há um desenho. O conjunto de 14 polegadas, que traz pneus 185/55 R14, está disponível para as configurações com motor 1.0. Já as versões 1.6 podem receber rodas de liga-leve de 15 polegadas (com compostos 195/55 R15) ou de 16 polegadas. Sempre equipadas com pneus 195/50 R16, as rodas de 16 polegadas são polidas na face e têm acabamento pintado de cinza escuro no interior das hastes.

Deixe seu Comentário