Conheça o novo Toyota Corolla XRS 2013

Com o objetivo de atender à demanda dos consumidores mais jovens, o novo Corolla XRS, que tem como base o Corolla XEi, agrega itens que proporcionam um visual mais arrojado, tanto no exterior como em seu habitáculo.

Corolla XRS 2.0 Dual VVT-i Flex Fuel A/T 2013 (foto: divulgação)

Corolla XRS 2.0 Dual VVT-i Flex Fuel A/T 2013 (foto: divulgação)

Corolla XRS 2.0 Dual VVT-i Flex Fuel A/T 2013 (foto: divulgação)

Corolla XRS 2.0 Dual VVT-i Flex Fuel A/T 2013 (foto: divulgação)

No exterior, destaque para a nova grade frontal, que apresenta moldura mais larga, com um único filete central e acabamento interior em forma de losango. Completam o conjunto dianteiro, os faróis com máscara negra e o spolier fixado na parte inferior do para-choque, que também agrega luzes de neblina. Na lateral, o Corolla XRS apresenta rodas com acabamento em tom grafite que, em conjunto com os spoilers, reforçam o aspecto arrojado do sedã.

A traseira do veículo também vem equipada com spoiler e ainda traz um aerofólio, que integra o brake light. A identificação visual do Corolla XRS conta com um logotipo especialmente preparado para esta versão, com letras em vermelho. Estes novos itens de aparência harmonizam com as lanternas de LED que equipam o modelo, proporcionando um efeito visual arrojado e, ao mesmo tempo, moderno.

No interior, a esportividade e elegância do Corolla XRS são ressaltadas pelos assentos e manopla de câmbio com acabamento em couro preto perfurado, sendo que o acabamento dos assentos apresenta costura vermelha. Os tapetes exclusivos da versão também trazem o logo “Corolla” na cor vermelha. O volante do Corolla XRS – que incorpora os controles do sistema de som e do computador de bordo e as borboletas do câmbio seqüencial – privilegia a ergonomia ao dirigir e é novo com relação às versões regulares do modelo, apresentando acabamento reto em sua parte inferior, o que realça a esportividade do modelo.

Motor 2.0 16V DUAL VVT-i FLEX

O Corolla XRS 2012 vem equipado com o consagrado motor 2.0 litros 16V Dual VVT-i Flex, um dos mais modernos aplicados em um veículo fabricado no Brasil. De construção leve e compacta e com alta rigidez, esse propulsor adota bloco e cárter de alumínio. A potência máxima é de 153 cv, com álcool, a 5.800 rpm e de 142 cv a 5.600 rpm, com gasolina, enquanto o torque atinge 20,7 kgf.m a 4.800 rpm com álcool e 19,8 kgf.m a 4.000 giros com gasolina. A taxa de compressão é 12,0:1, o que otimiza a performance com álcool.

Para melhor aproveitamento da alta taxa de compressão, o motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex da Toyota utiliza velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance, que colaboram para a queima mais eficiente do combustível. Também se fazem presentes no motor componentes que minimizam a suscetibilidade à manutenção, como pistões refrigerados a óleo, tuchos hidráulicos e balancins roletados – este último, além de reduzir o atrito no funcionamento do conjunto, contribui para melhora do consumo.

O desenho da câmara de combustão, com velas na posição central e injeção de combustível na diagonal, dão ao motor 2.0 16V Dual VVT-i Flex do Corolla XRS um maior canal de refrigeração, otimizando o seu funcionamento. O grande diferencial desse motor, no entanto, é a adoção do duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i) na admissão e escape da câmara de combustão, que resulta em melhor desempenho e menor consumo.

Transmissão

O Corolla XRS 2.0 16V Dual VVT-i Flex é equipado com transmissão automática de quatro velocidades Shifttronic, com Super ECT (Eletronic Control Transmission) que tem relação de marchas adequadas à motorização de dois litros Flex e opção de trocas sequenciais que podem ser feitas na alavanca de câmbio em posição ou por meio de borboletas localizadas atrás do volante.

A tecnologia Super ECT analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando o desempenho e reduzind o nível de emissão de poluentes e o consumo de combustível.

Desempenho

O Corolla XRS acelera de zero a 100 km/h em 11,6 segundos com álcool e em 11,8 segundos com gasolina. A retomada de 60 km/h a 100 km/h, condição típica de uma condução na estrada, é feita em 7,55 segundos com álcool e em 7,64 segundos com gasolina. Os testes realizados seguem o padrão do Instituto Mauá de Tecnologia, a quem a Toyota encomendou a avaliação, e foram feitos com o ar-condicionado ligado e com duas pessoas a bordo. O consumo urbano do Corolla XRS 2.0 16V Dual VVT-i Flex é de 6,17 km/l com álcool e 8,22 km/l com gasolina. Na medição de consumo rodoviário, o Corolla 2.0 obteve médias de 10,17 km/l com álcool e 12,84 km/l com gasolina.

Equipamentos

Com a chegada do novo modelo XRS, a linha Corolla 2013 contempla agora cinco versões e dois tipos de motorização, continuando a oferecer tudo o que motorista e passageiro precisam para uma vida confortável a bordo, sendo uma das mais completas gamas do segmento.

Desde a versão de entrada XLi, equipada com motor 1.8 16V Dual VVTi Flex, o Corolla traz, de série, entre outros equipamentos, airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20 mm) e profundidade (até 40 mm), tomada de 12 volts localizada no console central – dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), para-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.

Destaque na lista de conveniência, também disponível na versão de entrada, para o sistema de som integrado ao painel, com rádio e CD Player com entrada auxiliar para iPhone e iPod, que reproduz arquivos de MP3 e WMA. Nesta versão, quatro alto-falantes de última geração garantem uma acústica perfeita.

A versão GLi é ainda mais recheada, agregando equipamentos perceptíveis na hora da compra. Traz complementarmente vidros elétricos com acionamento por um toque nas quatro portas, além de travas e retrovisores elétricos. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O ar-condicionado, além do filtro de poeira, é também automático e digital. Já o volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. O modelo também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (após 20 km/h). Como itens de segurança, além do airbag duplo frontal, há sistema ABS de freios.

Outros itens importantes compõem a lista do Corolla GLi, como painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, espelho retrovisor externo com recolhimento elétrico e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central.

O Corolla XEi 2.0 16V Dual VVT-i Flex e a nova versão XRS oferecem o pacote da versão GLi, acrescido de airbags laterais, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa), conectividade USB para iPod, Pen Drive e MP3/MP4, Bluetooth, luzes repetidoras das setas nos espelhos retrovisores externos, bancos em couro e Cruise Control.

O Corolla mais equipado é o Altis, que agrega os equipamentos das demais versões e traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica do banco do motorista, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva, câmera de visão traseira, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes e dois tweeters e faróis de xenon com regulagem automática de altura e lavador.

Suspensão e rodas

A suspensão dianteira do Corolla XRS, assim como nas demais versões, é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Construída com componentes de alta rigidez, essa suspensão possui um ajuste fino, o que resulta em equilíbrio entre conforto e esportividade, aliado a um baixo nível de vibração e ruído e também em excelentes níveis de estabilidade e conforto. A suspensão traseira de eixo de torção é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora, além de componentes de alta rigidez (perfil ETA – perfil curvo ideal para resistência torcional).

As rodas que equipam o Corolla, nas versões GLi, XEi, XRS e Altis, são de liga leve, com 16 polegadas, revestidas com pneus 205/55, exceto na versão XLi, que apresenta rodas de 15 polegadas encobertas por calotas e revestidas por pneus de medida 195/65.

Cores e preços

O Corolla XRS está disponível nas cores preto e prata, com preço de R$ 79.500,00.

Os demais valores para o restante da linha Corolla 2013 são os seguintes:

  • XLi Manual = R$ 64.500,00
  • XLi Automático = R$ 68.500,00
  • GLi Manual = R$ 68.000,00
  • GLi Automático = R$ 71.500,00
  • XEi Automático = R$ 78.000,00
  • Altis Automático = R$ 87.800,00

Mercado

O Corolla, pela segunda vez consecutiva, foi o carro mais vendido no mundo. Em 2011, a Toyota comercializou 1,02 milhão de unidades do sedã médio, de acordo com estudo da Forbes, uma das revistas sobre economia mais respeitadas do mundo, elaborado em parceria com a consultoria IHS Global. Segundo o estudo, os consumidores de 150 países onde é vendido escolhem o Toyota Corolla por ser um carro com consumo eficiente de combustível e confiável. Além da fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), o Corolla é produzido em mais 14 plantas da Toyota ao redor do mundo.

No mercado brasileiro, o Toyota Corolla chegou em 1994 em sua sétima geração e começou a ser fabricado em 1998, na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP). Nos últimos 11 anos, o Corolla foi líder no segmento de sedãs médios em oito anos. Em 2011, a Toyota do Brasil vendeu 53.150 unidades do modelo, que obteve 25% de participação de mercado em seu segmento.

Deixe seu Comentário

6 comentários

  1. Avatar
    Guilherme março 16, 2012

    Esse design do Corolla está mais que ultrapassado.
    Os caros da Hyundai estão anos na frente em beleza.
    Acorda Toyota!

    • Avatar
      rafael março 16, 2012

      ultrapassado e esta vendendo assim se imagina então se fosse atualizado
      hyundai nem de graça

  2. Avatar
    enezildo procopio damazio março 17, 2012

    sou fã da TOYOTA E ESTOU ESPERANDO A LINHA 2013 PARA NEGOCIAR O XLI OU GLI AUTOMATICO, DENTRE TODOS OS MODELOS QUE ANDAM POR AI Ñ TEM PRA NINGUEM. FUIIIII

  3. Avatar
    Vladmir R. Gusman abril 12, 2012

    Estive observando o Corolla a alguns anos. Ainda não consegui chegar lá. De fato a Toyota é, talvez, a única empresa a respeitar o ser humano, no tocante ao fornecimento de um veículo maravilhoso e com baixo gasto em consumo. O veículo oferece uma qualidade em CHEGUEI!! fora do comum. Ela, Toyota, difere das demais no respeito ao ser humano como já disse, enquanto outras só trocam a lataria em chassi antigo. Não é Chevrolet?
    A Hiunday está de parabéns, também, por seus modelos, não sei em relação a consumo, mas, sei que chegou pra brigar e briga bem. São espetaculares seus veículos, o Sonata então parece uma nave espacial por dentro, é maravilhoso, acredito que se eu tivesse um, estaria morando dentro dele de tão lindo por dentro e por fora.
    Quero, e espero que estas montadoras ponta de linha, cheguem também na frente na briga por melhores e menores preços. Pena que o Brasil não respeita seu povo, pois as taxas de impostos sobre veículo são as maiores do universo. Não há outro país que tira mais de seu povo doque o Brasil. Falei.

  4. Avatar
    hely meira junho 27, 2012

    Estou com 65 anos e nasci de novo ao comprar um corolla!!!Estou sentindo como quando eu fiz 10 anos e ganhei minha primeira bicicleta!!Corolla jamais vou deixar você!1Te amo!!

  5. Avatar
    hely meira junho 27, 2012

    Corolla é como aquela namorada que voce ama jamais a esquece!!