Diferenças entre o leite integral, o semidesnatado e o desnatado

Além de gostoso, prático e saudável, o leite é um alimento com um balanço nutricional único: contêm proteínas, carboidratos e minerais. Mas a grande variedade e a quantidade de produtos nas gôndolas dos supermercados pode confundir o consumidor. Segundo a nutricionista Ana Beatriz Barrella, da consultoria RG Nutri, cada tipo de leite procura atender, da melhor maneira possível, as necessidades de uma categoria específica de consumidores. “A grande diferença entre a composição nutricional dos três tipos de leite – integral, semidesnatado e desnatado – é a redução parcial da gordura”, explica Ana Beatriz.

Ainda de acordo com a profissional, em relação aos outros nutrientes, nota-se que apesar de ter uma redução de gordura, o leite semidesnatado mantém as mesmas quantidades de nutrientes e minerais, principalmente o cálcio, além de manter a mesma quantidade de proteínas, mantendo a qualidade nutricional do leite. Assim, o leite semidesnatado é uma boa opção para quem aprecia o sabor original da bebida e se preocupa em manter uma alimentação rica em nutrientes, porém com atenção ao consumo de gorduras. “Ao optar pelo semidesnatado o consumidor garante uma redução significativa da ingestão de gorduras totais de aproximadamente 50%, mas mantém a quantidade de vitaminas e cálcio oferecida pelo integral”, acrescenta.

No entanto, a nutricionista alerta que o leite integral é importante principalmente para crianças e adolescentes, já que a gordura é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do corpo e, se consumida dentro das quantidades recomendadas, desempenha diversas funções como: prover energia, manter a temperatura corporal constante, proteger os órgãos vitais, facilitar a absorção das vitaminas e promover o esvaziamento lento do estômago, garantindo maior saciedade.