Entenda porque Saddam Hussein‬‬ está sendo lembrado

Entenda porque Saddam Hussein‬‬ está sendo lembrado

Morto no dia 30 de dezembro de 2006, nesta sexta-feira completamos uma década sem o ditador estadista iraquiano.

Dez para as onze da manhã do dia 13 de dezembro de 2003. Era um sábado. O serviço de inteligência americano no Iraque desencadeia uma operação chamada “Amanhecer Vermelho”, que resulta na prisão de Saddam Hussein. Cerca de 600 soldados das forças especiais da coalizão foram enviados para Al Daur, perto de Tikrit, cidade natal de Saddam Hussein, ao Norte do Iraque.

A operação se concentrou em dois locais, chamados de “Wolverine 1” e “Wolverine 2”, onde, possivelmente o ex-líder iraquiano poderia estar escondido. Em uma das localidades, as tropas desconfiaram de uma área murada com uma estrutura metálica e uma cabana. Os soldados já haviam vasculhado antes as duas casas.

Ao entrar, as tropas descobriram um pequeno buraco camuflado com tijolos e lixo. Lá encontraram Saddam Hussein, o homem que governou o Iraque desde 1979. Ele foi retirado do esconderijo aparentando estar abatido e humilhado, barba por fazer e despenteado. Além disso, foram encontrados no refúgio 750 mil dólares, dois fuzis e uma pistola. Durante a operação nenhum tiro foi disparado.

Saddam se entregou sem resistência. Assim que foi capturado, as imagens de Hussein correram o mundo. Foi o fim de uma caçada que durou quase nove meses, logo depois que os Estados Unidos lançaram a guerra contra o país árabe, ao custo de alguns bilhões de dólares.

Após os meses de buscas, os oficiais norte-americanos se surpreenderam com a facilidade em que o ex-presidente do Iraque foi apanhado. Saddam foi levado, em seguida, para uma base militar dos Estados Unidos no Catar, península no Golfo Pérsico. O general Ricardo Sanchez, comandante das tropas terrestres da coalizão, apresentou, depois um vídeo mostrando Saddam sendo examinado por um médico americano.

Saddam foi acusado de violação de direitos humanos e condenado à morte por um tribunal especial iraquiano.

*Com informações da EBC / Agência Brasil.

Deixe seu comentário:

Por

Em março de 2003, uma coalizão de países liderada pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido invadiu o Iraque para depor Saddam, depois que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush acusou o líder iraquiano de possuir armas de destruição em massa e de ter ligações com a Al-Qaeda. O Partido Baath de Saddam foi dissolvido e a nação fez uma transição para um sistema democrático. Após sua captura em 13 de dezembro de 2003 (na Operação Red Dawn), o julgamento de Saddam ocorreu sob o governo interino iraquiano. Em 5 de novembro de 2006, ele foi condenado por acusações relacionadas ao assassinato de 148 xiitas iraquianos em 1982 e foi condenado à morte por enforcamento. A execução de Saddam Hussein foi realizada em 30 de dezembro de 2006.

+ Mundo

‪‪Paul Gascoigne‬‬ briga e vai para o hospital
‪‪Paul Gascoigne‬‬ briga e vai para o hospital
Trump Tower‬‬: prédio de ‪‪Donald Trump é evacuado
Trump Tower‬‬: prédio de ‪‪Donald Trump é evacuado
Carrie Fisher‬, a ‪Princesa Leia‬‬, morreu aos 60 anos
Carrie Fisher‬, a ‪Princesa Leia‬‬, morreu aos 60 anos
Uganda: barco naufraga com equipe de futebol
Uganda: barco naufraga com equipe de futebol

Tags:, , , , , , , , ,