Irmã de Luciano Szafir morreu em São Paulo

Irmã de  Luciano Szafir morreu em São Paulo

Na manhã desta sexta-feira (4), a advogada Alexandra Lebelson Szafir, irmã do ator Luciano Szafir lutava contra esclerose lateral amiotrófica, morreu em São Paulo.

blockquote>
O ator Luciano Szafir, irmão de Alexandra, postou no Instagram a mensagem: “Minha irmã Alexandra, a maior guerreira que conheci perdeu a batalha para essa doença nojenta que é a esclerose lateral amiotrofica. Ale obrigado por tantos bons momentos na minha vida. Te amo pra sempre!!!!”

O enterro de Alexandra será na tarde desta sexta-feira (4) no Cemitério Israelita do Butantã.

Em 2010, Alexandra Szafir publicou o livro “Descasos: uma advogada às voltas com o direito dos excluídos” (Editora Saraiva, 82 páginas), escrito com uma ajuda especial: um software que dava ao nariz de Alexandra a possibilidade de mover o mouse e teclar. No livro, ela narrava de forma simples e bem estruturada o descaso com que a Justiça pode tratar aqueles pelos quais deveria zelar.

Esclerose lateral amiotrófica

A esclerose lateral amiotrófica (ELA), também designada por doença de Lou Gehrig e doença de Charcot, é uma doença neurodegenerativa progressiva e fatal, caracterizada pela degeneração dos neurônios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos, e com a sensibilidade preservada.

É a forma mais comum das doenças do neurônio motor e o termo esclerose lateral refere-se ao “endurecimento” do corno anterior na substância cinzenta da medula espinhal e do fascículo piramidal no funículo lateral da substância branca da medula, no qual se localizam fibras nervosas oriundas de neurônios motores superiores, formando o trato cortico-espinhal lateral.

Os músculos necessitam de uma inervação patente para que mantenham sua funcionabilidade e trofismo, assim, com a degeneração progressiva dos neurônios motores (tanto superiores, corticais, quanto inferiores, do tronco cerebral e medula), ocorrerá atrofia por desnervação, observada, na clínica, como perda de massa muscular, com dificuldades progressivas de executar movimentos e perda de força muscular.

Entre as personalidades afetadas por esta doença encontram-se: Lou Gehrig (jogador de baseball norte americano), David Niven (ator britânico), o físico teórico e cosmólogo Stephen Hawking, o futebolista polonês Krzysztof Nowak (jogou no Brasil pelo Clube Atlético Paranaense), e os músicos norte americanos Charles Mingus, Mike Porcaro, Leadbelly e o guitarrista virtuoso Jason Becker. O músico português José Afonso também morreu da doença. No Brasil, o ator Fausto Rocha também padeceu da doença, com a descoberta em 1997 e falecimento em 2001. Washington, ex-futebolista da Seleção Brasileira, do Clube Atlético Paranaense e do Fluminense Football Club foi portador da E.L.A ( morreu dia 25/05/2014 ). Marcelo Xavier, artista plástico, escritor e ilustrador mineiro, convive com a doença há quase vinte anos e segue uma trajetória produtiva, mesmo com a perda progressiva dos movimentos.

Deixe seu comentário:

+ Brasil

Mulher de Lula morreu aos 66 anos
Mulher de Lula morreu aos 66 anos
Ministro do STF estava em acidente de avião no RJ
Ministro do STF estava em acidente de avião no RJ
Febre amarela assusta população de Minas
Febre amarela assusta população de Minas
Veja como ficará o preço da passagem de ônibus em São Paulo
Veja como ficará o preço da passagem de ônibus em São Paulo

Tags:, , , , , , ,