Mitos e verdades sobre suplementos alimentares

Mitos e verdades sobre suplementos alimentares

Por vezes, quando se escuta falar em suplemento alimentar, a maioria das pessoas assimila o nome e generaliza o produto aos anabolizantes, as famosas bombas, usadas com frequência por pessoas que praticam musculação. Contudo, é algo totalmente distinto.

Ao contrário dos anabolizantes, o suplemento alimentar (Whey Protein, Creatina, etc…) nada mais é do que uma complementação da dieta, que tem como principal objetivo fornecer nutrientes, minerais, fibras, vitaminas, ácidos gráxicos e aminoácidos ao corpo humano, suprindo assim o déficit de substâncias necessárias para um bom desempenho do organismo.

A grande vantagem do consumo deste tipo de complemento, além das inúmeras proteínas, está no teor de gordura presente no suplemento, que é quase mínima se comparada ás gorduras “naturais” de diversos alimentos, mas vale ressaltar que o suplemento não substitui uma alimentação saudável.

Em especial, este tipo de “alimento” é usado por praticantes de musculação, fisiculturistas, adeptos de atividades físicas regulares e até pessoas que possuem certa carência de nutrientes.

Atualmente, índices apontam que a falta de vitaminas e proteínas tem aumentado consideravelmente, em função do consumo exagerado de alimentos industrializados. Isto fez com que o uso de suplementos alimentares aumentasse também da mesma forma, visando repor as substâncias faltantes no organismo.

No entanto, não se deve comprar esta complementação vitamínica sem prescrição médica, pois utilizar vários produtos ao mesmo tempo pode acarretar consequências desagradáveis para a saúde de quem os utiliza. Procure sempre uma avaliação de um nutricionista antes de começar uma dieta.

Tipos de suplementos e suas funções:

Suplementos Antioxidantes

Influem “desintoxicação”, ou seja, diminuição dos radicais livres do organismo.

Suplementos Hipercalóricos

Alto valor energético, compostos por carboidratos e aminoácidos que não são produzidos pelo organismo.

São suplementos proteicos

Contribuem na formação da massa muscular.

Suplementos Hormonais

Estimulam a produção de hormônio

Suplementos Polivitamínicos e Minerais

Fonte de complemento de vitaminas e minerais.

Suplementos Termogênicos

Aumentam o metabolismo, auxiliando assim na queima de gordura do corpo e consequentemente na perda de peso.


Foto: Alan Corrêa

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