Multa para empresa que vender carne ruim pode chegar a 500 mil

Multa para empresa que vender carne ruim pode chegar a 500 mil
Valter Campanato/Agência Brasil

Depois da Operação Carne Fraca que revelou várias irregularidades no mercado de carnes brasileiro, algumas medidas importantes estão sendo tomadas pelo governo, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse hoje (28) que a atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa) torna as regras mais claras e tira a “discricionariedade” dos fiscais na interpretação da lei. O novo regulamento prevê a possibilidade de multa de até R$ 500 mil para as empresas com irregularidades, antes o valor máximo era R$ 15 mil, e substitui a norma anterior, em vigor desde 1952.

“Acho importante deixar claro o endurecimento que vamos ter. Três penalidade significam perder o SIF [Serviço de Inspeção Federal], ou seja, perder a empresa. Ele não perde o bem, mas perde atuação econômica. Uma penalidade dessa vai fazer com que todos nós da indústria tenhamos um pensamento diferente”, disse Maggi.

Além disso, o novo regulamento estabelece a obrigatoriedade da renovação da rotulagem dos produtos de origem animal a cada dez anos e determina sete tipos de carimbos do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Com a atualização, o regulamento passa a ter 542 artigos, quase a metade dos 952 artigos da norma editada em 29 de março de 1952 e que estava em vigor.

Pela nova regra, a inspeção deverá ser baseada “em conceitos mais modernos”, como também será possível a utilização de ferramentas de controle de qualidade de produtos mais atualizadas, como a Análise de Risco e Pontos Críticos de Controle – APPCC (a mesma ferramenta utilizada pela NASA para controlar a inocuidade dos alimentos dos astronautas em missões espaciais).

*Com informações da EBC / Agência Brasil.

Deixe seu comentário:

+ Brasil

Kid Vinil morreu aos 62 anos
Kid Vinil morreu aos 62 anos
Dono da JBS teria gravado Temer dando aval para comprar silêncio de Cunha
Dono da JBS teria gravado Temer dando aval para comprar silêncio de Cunha
Belchior morreu aos 70 anos
Belchior morreu aos 70 anos
Greve Sp 28/04 afeta CPTM
Greve Sp 28/04 afeta CPTM

Tags:, , ,