O que a WWF faz?

O que a WWF faz?

A WWF (“World Wide Fund for Nature” ou “Fundo Mundial para a Natureza”) foi fundada na Suíça em 1961 por alguns cientistas que estavam preocupados com o que estava acontecendo com a natureza.

A ONG foi criada com outro nome, o “World Wildlife Fund” (nome que ainda é usado nos Estados Unidos e no Canadá), mas teve uma pequena alteração em 1986 por causa da grande expansão e orientação da sua atuação para a preservação do ambiente de um modo geral (refletindo a interdependência de todos os seres vivos), em vez de se concentrar em espécies selecionadas de forma isolada. A sigla “WWF” foi mantida para evitar confusões e mensagens misturadas através de fronteiras e idiomas.

A ONG se dedica à conservação da natureza, tendo o objetivo de fazer com que a atividade humana não entre em conflito com a biodiversidade, além de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício das pessoas tanto agora, quanto futuramente.

A escolha do símbolo para representar a WWF foi baseada em uma campanha feita na China, para a preservação do panda. O símbolo escolhido inicialmente foi Chi-Chi, um panda gigante que tinha acabado de chegar ao zoológico de Londres. Paetindo dessa ideia, Gerald Watterson, um naturalista escocês, fez alguns rascunhos, mas o desenho aprovado acabou sendo um feito por Sir Peter Scott um ornitologista inglês.

O símbolo é conhecido no mundo inteiro e é considerado um representante das espécies ameaçadas de extinção.

A WWF já atuava no Brasil desde 1971, mas a WWF-Brasil foi fundada apenas em 30 de agosto de 1996, tendo sua sede em Brasília. Nesse mesmo dia, o primeiro Conselho Diretor da instituição já tomou posse, sendo formado por representantes do empresariado, ambientalismo e outros setores da sociedade brasileira. A ONG desenvolve projetos no Brasil todo e integra a Rede WWF, que é a maior rede independente de conservação da natureza, atuando em mais de 100 países e tendo o apoio de mais ou menos 5 milhões de pessoas (incluindo associados e voluntários).

Nosso país tem uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possuindo um terço das florestas tropicais que ainda existem e as maiores reservas de água doce, além da estimativa que se tem de que são daqui uma a cada 10 espécies de plantas ou animais que existem no mundo! Sabendo disso tudo, a WWF não poderia deixar tantas maravilhas à própria sorte, e apoiou em torno de 70 projetos em todo o país, que estão entre os mais importantes de conservação da natureza nacional (como o “Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado” e o “Projeto Tamar”, por exemplo, que foram iniciados nos anos 80).

A ONG age em inúmeros projetos em parceria com outras ONGs regionais, universidades e também órgãos governamentais, e desenvolve atividades de apoio à pesquisa, políticas públicas e legislação, comunicação e educação ambiental. Há também alguns projetos de viabilização de unidades de conservação, por meio do estímulo a alternativas econômicas sustentáveis envolvendo e beneficiando comunidades locais.

A WWF-Brasil trabalha na região da Amazônia com autoridades governamentais, comunidades locais e indígenas, organizações não-governamentais, o setor privado e outros, para contribuir para a proteção de grandes porções da Amazônia e de sua biodiversidade ímpar, além de funções e serviços ecológicos. Além da região amazônica, a WWF-Brasil também atua no Pantanal, na Mata Atlântica e no Cerrado, sempre fazendo atividades sem medir esforços, para que nada saia de seu perfeito equilíbrio natural.

Além de atuar em projetos de preservação da natureza, a WWF-Brasil também age firmemente em projetos de redução de impactos ambientais, focados mais especificamente em áreas como “Ecologia da Paisagem”, “Educação para sociedades sustentáveis”, “Desenvolvimento Sustentável”, “Água”, “Mudanças Climáticas e Energia” e “Agricultura”. Para saber mais sobre o trabalho da WWF-Brasil, acesse o site oficial da ONG.


Foto: Stéfan (CC BY-SA 2.0)

Deixe seu comentário:

+ Mundo

Emojis viram decoração em arquitetura na Holanda
Emojis viram decoração em arquitetura na Holanda
Crise na Venezuela paraliza General Motors
Crise na Venezuela paraliza General Motors
Coreia do Norte ataca EUA com míssil, mas só em simulação
Coreia do Norte ataca EUA com míssil, mas só em simulação
Papa Francisco recusa visita ao Brasil
Papa Francisco recusa visita ao Brasil

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,