Palmeiras e Flamengo brigam ponto a ponto por título do Brasileirão 2016

Palmeiras e Flamengo brigam ponto a ponto por título do Brasileirão 2016
CR Flamengo/Divulgação

Agora sim, o Brasileirão se encaminha para a reta final. Porém, uma das coisas que não é possível dizer sobre o campeonato é que ele está definido. Na ponta de cima e de baixo da tabela, há times disputando alguma coisa. Para você ficar por dentro no que aconteceu de melhor nas últimas rodadas, o Portal EBC fez um raio-X:

Título disputado ponto a ponto

Com aproveitamento de campeão, Palmeiras (61 pontos) e Flamengo (60 pontos) estão batalhando ponto a ponto na corrida pelo título. Nos últimos cinco jogos, cada um cravou quatro vitórias e um empate. Detalhe: os únicos pontos que as equipes perderam nos últimos jogos foram contra times grandes ameaçados de rebaixamento. Na 28ª rodada, o Flamengo empatou o com São Paulo e, na 30ª rodada, o Palmeiras empatou com o Cruzeiro. Ambas as partidas foram 0 a 0.

G4 vira G6 e esquenta disputa pela Libertadores

Um fator extracampo esquentou ainda mais a disputa pela Libertadores. No meio da disputa do Brasileirão, o número de vagas subiu de quatro para seis. Com isso, equipes como Grêmio, Atlético (PR), Fluminense, Botafogo e Corinthians voltaram a sonhar com uma vaga. Santos e Atlético (MG), por sua vez, parecem ter garantido de vez o passaporte para a competição sul-americana.

Botafogo e Santos crescem

Depois de Palmeiras e Flamengo, os times que mais conseguiram pontos no campeonato foram Botafogo e Santos. Os alvinegros ganharam quatro jogos e perderam um. Com isso, as duas equipes estão no G-6. Do alvinegro carioca, o destaque é Sassá. Junto com nomes consagrados como Fred, Robinho e Gabriel Jesus (revelação do futebol brasileiro), ele é um dos artilheiros do campeonato com 11 gols.

Cruzeiro, São Paulo e Internacional ameaçados

Na parte de baixo da tabela, Cruzeiro, São Paulo e Internacional estão muito ameaçados. Dos três, quem mais conseguiu reagir nas últimas rodadas foi o time mineiro. O Cruzeiro ganhou oito dos últimos 15 pontos disputados. O São Paulo foi o time com pior desempenho entre os três: apenas dois pontos em 15. Já o Internacional é o que tem a situação mais complicada: está 17º na tabela. Porém, duas vitórias nos últimos três jogos dão um pouco de esperança aos gaúchos.

O de cima sobe e o de baixo desce

Um dado se mostrou interessante nas últimas cinco rodadas do Brasileirão. Os times de cima da tabela conquistaram muitos pontos e os de baixo não ganharam quase nada. Entre os dez primeiros, o retrospecto foi o seguinte: 30 vitórias, 6 empates e 14 derrotas (64% de aproveitamento). Entre o 11º e o lanterna, os times conseguiram 13 vitórias, 8 empates e 29 derrotas (31,33%). Só para comparar: durante o campeonato, os top 10 tiveram 56,6% de aproveitamento e os times de baixo tiveram 35,6%. Ou seja, a diferença entre os dois grupos se acentuou.

*Com informações da EBC / Agência Brasil.

Deixe seu comentário:

+ Esportes

Brasileirão 2017: assistir Chapecoense e AVAí, Resultado do jogo
Brasileirão 2017: assistir Chapecoense e AVAí, Resultado do jogo
Botafogo e Bahia pelo Brasileirão 2017, Resultado do jogo
Botafogo e Bahia pelo Brasileirão 2017, Resultado do jogo
Brasileirão 2017: assistir Sport e Grêmio, acompanhe futebol online
Brasileirão 2017: assistir Sport e Grêmio, acompanhe futebol online
Brasileirão 2017: assistir Atlético Paranaense e Flamengo, acompanhe futebol online
Brasileirão 2017: assistir Atlético Paranaense e Flamengo, acompanhe futebol online

Tags:, ,