Porque “Deus seja louvado” está na nota de Real?

Porque “Deus seja louvado” está na nota de Real?
Fernando Palacios / Flickr

Muita gente se pergunta porque está escrito “Deus seja louvado” nas cédulas do Real e o que isso significa? Muitos inclusive reclamam dessa frase tão religiosa estar presente no dinheiro.

José Sarney

Tudo começou na década de 1980, quando o então presidente da República, José Sarney, católico praticante, solicitou ao Banco Central que ela fosse incluída na moeda do cruzado.

In God We Trust

Governo Federal orientou-se em doutrinas teístas de outros Estados Laicos como os Estados Unidos da América que já acrescentava a frase “In God We Trust” em suas cédulas de dólares.

Deus seja louvado

As primeiras notas com a inscrição foram impressas em 24 de fevereiro de 1986, quando o decreto foi apresentado ao BC. Assim, a expressão permaneceu ao longo do tempo, incluindo as cédulas de real. Apesar das recentes discussões e solicitações por setores laicistas da sociedade civil de que a frase seja removida, ela continua a ser impressa pelo BC, inclusive nas novas cédulas, em impressão desde 2010. Diante das tentativas de remoção da frase nas cédulas por parte do Ministério Público, José Sarney afirmou: “Eu tenho pena do homem que na face da terra não acredita em Deus”.

A sétima vara diz que “a citação de Deus nas notas, não parece ser um direcionamento do estado na vida de um indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença”. A decisão provisória foi posteriormente mantida. Em 2013 a juíza federal Diana Brunstein, da 7ª vara Federal Cível de São Paulo, negou o pedido feito pelo Ministério Público Federal para retirar a expressão “Deus seja louvado” das cédulas de Real. A mesma juíza já havia negado a antecipação de tutela em novembro de 2012. A Advocacia-Geral da União argumentou que a expressão “Deus seja louvado” nas notas de Real não afasta a laicidade do Estado. “…O Estado brasileiro não repudia a fé. Ao contrário, ampara o valor religioso quando facilita a prática de atos de fé professada pela população e adota feriados religiosos…”.

Deixe seu comentário:

+ Brasil

Kid Vinil morreu aos 62 anos
Kid Vinil morreu aos 62 anos
Dono da JBS teria gravado Temer dando aval para comprar silêncio de Cunha
Dono da JBS teria gravado Temer dando aval para comprar silêncio de Cunha
Belchior morreu aos 70 anos
Belchior morreu aos 70 anos
Greve Sp 28/04 afeta CPTM
Greve Sp 28/04 afeta CPTM

Tags:, , , , , , , ,