Rebelião em presídio de Roraima deixa mais de 30 mortos

Rebelião em presídio de Roraima deixa mais de 30 mortos

Nesta sexta-feira (6) mais um presídio teve uma grande violência registrada, foram pelo menos 30 presos encontrados mortos na penitenciária agrícola de Monte Cristo, na zona rural de Boa Vista.

As mortes ocorrem quatro dias após rebeliões em Manaus terminarem com 60 mortos. Segundo as autoridades do Amazonas, o massacre foi realizado pela facção Família do Norte, ligada ao Comando Vermelho, contra integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Ameaças obrigam juízes amazonenses a andarem com escolta policial

Cerca de dez juízes do Amazonas estão sob proteção policial. Eles são das varas de execução penal e foram ameaçados por detentos do sistema prisional do estado.

A declaração é do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, feita nessa quinta-feira (5).

Sobre as rebeliões que terminaram na morte de 60 detentos e na fuga em massa de presos, o desembargador disse que ainda está querendo entender o que aconteceu.

De acordo com Flávio Pascarelli, o tribunal tinha informações de que motins e mortes poderiam ocorrer nos presídios de Manaus. Mas, segundo ele, a possibilidade foi afastada pelo serviços de inteligência da Polícia Civil.

As declarações foram dadas após reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que foi à Manaus nessa quinta-feira.

Ela participou de diversas reuniões, entre elas, uma com os presidentes dos tribunais de justiça da Região Norte e do Maranhão. Juízes das varas criminais de execução penal também foram recebidos.

Cármen Lúcia, que também é presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pretende firmar acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para realizar um censo da população carcerária do Brasil.

O CNJ também vai criar um grupo para acompanhar a questão da situação dos presídios do Amazonas.

*Com informações da EBC / Agência Brasil.

Deixe seu comentário:

+ Brasil

Kid Vinil morreu aos 62 anos
Kid Vinil morreu aos 62 anos
Dono da JBS teria gravado Temer dando aval para comprar silêncio de Cunha
Dono da JBS teria gravado Temer dando aval para comprar silêncio de Cunha
Belchior morreu aos 70 anos
Belchior morreu aos 70 anos
Greve Sp 28/04 afeta CPTM
Greve Sp 28/04 afeta CPTM

Tags:, , , ,