Uma história de Natal, por Charles Dickens

A Christmas Carol (reprodução)

A Christmas Carol (reprodução)

Uma das histórias de Natal mais famosas de todos os tempo foi escrita por Charles Dickens.

Esta obra marcou a carreira de Charles Dickens, seu conto natalino, chamado de “A Christmas Carol” (“Canção de Natal” ou “Um conto de Natal”) de 1843, foi escrito por Dickens em menos de um mês, apenas para pagar algumas dividas do escritor, chamado por ele de seu “livrinho de Natal”, o livro acabou se tornando um dos maiores clássicos natalinos de todos os tempos, logo nos primeiros dias, mais de seis mil cópias foram vendidas.

Esta obra se baseia em uma noite de véspera de Natal de um homem avarento que não gosta da comemoração e recebe a visita de espíritos natalinos. Após a visita dos três espíritos, Scrooge amanhece como um outro homem. Passa a amar o espírito de Natal, e a ser generoso com os que precisavam. Um verdadeiro clássico que foi (e será) reencenado e adaptado para diversos personagens diferentes durante muitos anos.

Um Conto de Natal, de Charles Dickens (1812-1870), está, certamente, entre as histórias mais difundidas da literatura ocidental. O enredo nos traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros. No frio natalino, ele é visitado pelo fantasma de Marley, seu sócio, morto há algum tempo. Esta visita muda a sua vida.

A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos: foi filmado várias vezes, televisionado, adaptado para o teatro, para crianças, transformado em desenho animado e até em histórias em quadrinhos. Até mesmo a figura de Scrooge teve descendentes, já que o nome original do Tio Patinhas, personagem de Walt Disney, é Uncle Scrooge.

Quem foi Charles Dickens

Nascido em 7 de fevereiro de 1812, Charles Dickens foi um romancista Inglês, considerado um dos maiores, ou até mesmo o maior escritor do período vitoriano. Dickens teve e continua tanto uma grande popularidade e fama, maior do que teve qualquer outro escritor anterior a ele (conheça mais sobre a vida de Charles Dickens).

Homenagem do Google

O Google preparou um doodle especial para comemorar os 200 anos de Charles Dickens. A arte apareceu na página inicial do buscador, com ilustração que retrata o trabalho do escritor (veja o doodle).

Deixe seu Comentário