Bagarai » Cotidiano » Educação » Veja as 13 questões anuladas do Enem

Veja as 13 questões anuladas do Enem

Justiça determinou a anulação de 13 questões do Enem 2011. Confira as questões anuladas na prova Amarela, Prova Azul, Prova Branca e Prova Rosa.

2 de novembro de 2011

Prova Amarela do Enem 2011 (reprodução)

Prova Amarela do Enem 2011 (reprodução)

Acusado de vazamento de questões, o Enem poderia ser totalmente anulado, mas a sentença do juiz da 1ª Vara Federal, Luis Praxedes Vieira da Silva, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, que saiu nesta terça-feira(1), aonde a Justiça Federal determinou que 13 questões da prova seriam anuladas.

As 13 questões da prova são representadas na prova amarela, mas estão presentes em todos os cadernos apenas em outra ordem. Seguindo a prova amarela (confira as provas e gabaritos), as questões anuladas foram as seguintes:

Questões anuladas do primeiro dia

  • Prova Amarela: 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87
  • Prova Azul: 32, 30, 36, 49, 50, 56, 70 e 87.
  • Prova Branca: 29, 31, 38, 46, 49, 52, 73 e 84.
  • Prova Rosa: 27, 28, 37, 51, 48, 54, 73 e 87.

Questões anuladas do segundo dia

  • Prova Amarela: 113, 141, 154, 173 e 180.
  • Prova Azul: 113, 148, 151, 176 e 179.
  • Prova Branca-Cinza: 110, 148, 151, 178 e 173.
  • Prova Rosa: 115, 143, 152, 180 e 174.

Governo deve recorrer da decisão

Segundo nota, o MEC e o Inep entendem que a sentença de primeira instância foi desproporcional, ao cancelar em todo o país 13 questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) realizado nos dias 22 e 23 de outubro, que teriam sido apropriadas pelos alunos do Colégio Christus, em Fortaleza.

Ressalva-se que a sentença preserva o exame, na medida em que afasta a possibilidade de cancelamento da prova em todo o território nacional, como era a pretensão do Ministério Público Federal do Ceará.

Por outro lado, ainda que confortável na posição de que pela Teoria de Resposta ao Item (TRI) o cancelamento das 13 questões em todo o país não afeta a pontuação do Enem, o Ministério da Educação e o Inep entendem que a arguição proposta de cancelar as provas unicamente dos alunos do Christus ou até do complexo educacional da instituição tem um caráter pedagógico e restabelece a isonomia, uma vez que somente aqueles alunos tiveram uma vantagem no tempo dedicado à resolução das 180 questões aplicadas.

Deixe a sua opinião, faça seu comentário.

Por favor, não use palavras ofensivas, que desrespeitem a lei ou apresentem linguagem ou material obsceno em seus comentários no Bagarai, mensagem que não cumpram essas políticas não serão aceitas. A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Caso você se sinta ofendido com alguma mensagem publicada ou tem alguma sugestão para melhorar o site, clique aqui e entre em contato.



  1. Maria Luisa disse:

    Anular as questões que eu errei ninguém quer né?

    • + a educação no nosso pais e assim disse:

      e desse jeito q ele quer q nos somos o futuro do pais + como q ele quer que nos fassa isso

      • pessoa que escreve certo disse:

        RESPOSTA PARA:+ a educação no nosso pais e assim
        se eu foce você, deixava de me preocupar com a anulação das questões, e me preocupava com a redação, porque se tu escreve desse jeito, meu amigo é zero na certa.

        • Luciana disse:

          Resposta Para: pessoa que escreve certo disse:
          Caríssimo defensor da escrita. Já que tu estais corrigindo o +, quero dizer-lhe que fosse não tem a letra “c” e que se tu escreves, conjuga-se deste jeito. É só recortar o que escreveu e colar no Word para diminuir os erros grosseiros e depois de corrigi-los recorte-o e cole-o no local do comentário que enviarás.
          Boa sorte! Serás um grande professor…

          • Nathália Sousa disse:

            Vamos evitar hostilidades. Estamos aqui por um único motivo, certo? Alguns buscam tirar dúvidas, expôr sua opinião, e não importa a forma que nos expressamos, o que vale é a intenção. :)
            Bem.. Ouvi dizer que agora o valor das questões subirá, a fim de compensar por aquelas anuladas. O problema é que as questões que o candidatp errou, consequentemente, também valerão mais. E é aí que saímos todos prejudicados.. Só não sai prejudicado, aquele que errou a maioria das anuladas.

  2. Daniel Victor A. Souza disse:

    Isso é uma vergona, o ENEM etá virando uma palhaçada, só que nós, estudantes, não somos palhaços. Não é justo que todas as pessoas “paguem o pato” por um erro cometido em um único local. Essa decisão deve ser revista, até que seja encontrado um meio em que as pessoas estejam finalmente em “pé de igualdade”, pois nós estamos sendo os maiores prejudicados!!!

  3. Carlos Eduardo da Silva disse:

    Foram 13 as questões anuladas, sendo que destas, eu acertei a 12!!! O que eu quero saber é: Como que vai ficar o meu lado, vou ficar prejudicado?????

  4. Leila Araújo Mendes disse:

    Eu também acertei 12 questões das 13 anuladas… Vou ficar prejudicado?????
    Isso é uma vergonha!!!

    • Priscila disse:

      Vai querida e eu tbm pq acertei a maioria ^^…q nojoo enem tem q ser cancelado de uma vez,eu fui bem,mas n me importo de fzer denovo ainda mais cm essas anuladas ai que eu acertei a maioria e a nota na segunda vez só tende a melhorar né!

  5. Luiz Fernando disse:

    Esse Enem é uma bagunça, anularam só as que eu acertei… kkkk

    Passou da hora de colocar na mão de uma empresa decente a responsabilidade desse enem.

  6. André disse:

    Eles pensam que anulando 13 questões haverá justiça pelo fato de alguns ja terem as respostas

    a ÚNICA parte que leva vantagem nisso é a própria escola cristhus, pois eles não perderam tempo nessas questões, já nós dedicamos um bom tempo que foi simplesmente jogado no LIXO

  7. Felipe disse:

    eu tb acho um abuso anularem a questão, si for para anular, que anulem toda a prova ..

  8. Joao Paulo Leite de Almeida disse:

    E então, como nós alunos vamos ficar ?!
    É justo que estudemos 1 ano (ou +), para que feita a prova, acertado as questoes, agora sejam anuladas as questoes que acertamos por nosso mérito …
    Isso só vem provar mais uma vez, a incompetencia do sistema de educação brasileira, pois, com a anulação desta questoes para onde foi aquele discurso da isonomia …
    Falta de vergonha na cara ?! Não isso é descaso mesmo !
    Descaso de um processo de seleção que durante o período, em que foi posto como via pra se chegar ao ensino superior por 3 anos seguidos apresentou erros, falhas …
    Pq não vemos isso acontecer com outros países ou com outras provas de vestibular ?! quer sejam estaduais ou federais ?!

    E nós estudantes, candidatos procuremos nos mobilizar, não fiquemos refem de uma sistema fálido como esse, nem deixemos que outros estudantes futuramente enfrentem problemas como o de agora …

    Eu como estudante, encontro-me desacreditado desse exame, e vcs ?!?!

  9. suely vidall disse:

    O enem é uma fraude se liga Brasil…

  10. suely vidall disse:

    Se liga Brasil o enem já esta se tornando uma vergonha.

  11. Hugo disse:

    O mais viável seria fazer uma 2ª aplicação para os que tiveram acesso as questões, pois não temos culpa da cola alheia kkkk

  12. RockerFromDarkness disse:

    A organização desta prova age de forma vergonhosa, isto gera ira de minha parte. Quando que este país irá mudar?

  13. suely vidall disse:

    ENEM etá virando uma palhaçada, só que os estudantes, não são palhaços. Não é justo que todos paguem por um erro cometido em um único local. Essa decisão deve ser revista, até que seja encontrado um meio onde ninguém saia
    em desvantagem. DAI A CEZAR O QUE É DE CEZAR.

  14. alguém com cnsciência disse:

    Não estou aqui como aluno do ensino médio revoltado , estou aqui como cidadão brasileiro aviltado por uma administração ruim de um exame que deveria apresentar um alto grau de segurança pois é a principal porta de entrada para o ensino superior para muitos estudantes . Bem desde sua primeira edição , esse novo sistema avaliativo chamado exame nacional do ensino médio apresenta falhas que no mínimo são vergonhosas .Como universidades de enorme qualidade podem confiar em um exame cheio de falhas e vazamentos que revelam no mínimo uma falta enorme de responsabilidade do ministerio da educação e do MEC? Se essa situação assim continuar o ensino no Brasil jamais dará um único passo em direção ao progresso ao avanço! O que nós como cidadãos conscientes que pelo menos deveríamos ser devemos fazer é protestar contra essa má administração do ensino em nosso país que já dura 500 anos e que já deveria ter caído por terra !
    ASS: cidadão “anônimo”

  15. siaomei disse:

    Não é justo todos pagarem pelo erro de alguns.

  16. Rafael Gonçalves disse:

    Eu nem corrigi minha folha,mais tomara que eu tenha errado as 13 questões pq se não vou fica bravo com essa palhaçada..

  17. Victor Pelizaro de Souza disse:

    É um absurdo desfavorecer milhões por causa de apenas centenas,

    Agora eu pergunto que culpa temos para termos nossas questões anuladas, perdemos tempo de estudo, tempo de resolução dos exercícios, agora temos tudo isso jogado fora pela desonestidade e incompetência de uma minoria, não devemos punir todos pela falha de alguns, isso é um absurdo antidemocrático e imbecil cometido pela regionalidade e bairrismo de alguns juízes do nosso país!

  18. sortudo disse:

    eu errei mais da metade das anuladas kkkkkkkkk……

  19. Ruth Dantas disse:

    Que raiva, das 13 anuladas eu tinha acertado 10. Como é que eu fico? Eu passei o ano inteiro me preparando pra essa prova e ainda vou sair prejudicada pelos erros dos outros?! Esse é o nosso país, bom demais!!

  20. edielma disse:

    quanta vergonha!
    No nosso país vaza tudo, só o q não vaza é a conta bancária dos governates, deveriam passar a frente o dinheiro que eles tem também como deixam vazar tudo o que para eles não os favoresce .

  21. lucas g disse:

    eu errei 50 questões, cancela elas também

  22. Francisco Gomes disse:

    A melhor medida seria anular as questões apenas no local onde ocorreu o vazamento das questões e punir todos os responsáveis por mais este fato lamentável no enem, visto que por um bando de filho da puta o resto dos alunos do país não podem ser penalizados e com a diminuição de suas notas.

  23. vanessa disse:

    tem que cancelar todas as provas, pois as que cancelaram muita gente acertou! e ai como que fica?
    agora agente tem que ser prejudicado pelo erro deles assim fica dificil né!
    eu concordo em fazer o enem tudo de novo!!!!

  24. Maria disse:

    O ENEM virou uma palhaçada… E porque ainda dá credibilidade a esse exame em? Já que todos os anos ocorrem fraudes, isso tá virando uma bagunça,uma falta de respeito com os demais estudantes!! Até o MEC metido nessa corrupção que assola o mundo inteiro? TENHAM VERGONHA NA CARA VOCÊS DO MEC!! Só peço isso, não é certo prejudicar todos os alunos do Brasil por causa desses “estudantes” se é que podemos chamar eles de estudantes né, pois estudante mesmo não precisa fraudar uma prova para se sair bem, nós que passamos o ano inteiro estudando vamos nos prejudicar por causa do PALHAÇOS DO MEC é? Assim, se der as questões à uma instituição dê a todas né, OU A NENHUMA!!

  25. Iara disse:

    Já virou palhacada este enem… qd é que isto vai virar um pais serio

  26. luciana disse:

    As pessoas que acertaram as 13 questões, ou a maioria delas se esquecem que a nota da prova não é em número de acertos e sim em cima da complexidade das questões, portanto as questões mais difíceis valem mais por ter menos pessoas que acertaram, assim como as que mais tiveram acertos valem menos, e se estas 13 não forem canceladas vão contabilizar no resultado, o que de certa forma também prejudica as pessoas, e ainda por cima dá vantagem aos alunos da escola do Ceará que terão notas maiores, sem contar que qual a certeza que temos que mais ninguém, além dos alunos deste colégio tiveram acesso…. podem ter muitos outros envolvidos, então o certo mesmo seria cancelar o enem todo e refazer, afinal eu também acertei 11 das perguntas…

  27. Palhaço disse:

    Eu acertei 12 das 13 também. Que lindo vou me ferrar por causa da falta de responsabilidade do MEC ?
    #ANULEMOENEM

  28. OCanceriano disse:

    O pior que todas questões que foram anuladas foram justamente as que eu acertei, como posso sair prejudicado por culpa dos outros? estudei bastante para poder tentar entrar na federal e agora me arrumam esta Me%$# de querer anular em todo o Brasil?

    É.. Brasil, um país de tolos.
    ><

  29. Dyego disse:

    Por que não anularam as mais difíceis =x

  30. Gabriel Tiago Galdino disse:

    Eu não concordo com anulação das 13 questões… Eu nao tive acesso as 13 questões, então por que serei punido?

  31. Ana disse:

    Acertei 13 das 13 anuladas, que por sinal tendo contato ou não com a prova antes, são RIDÍCULAS, como fica o tema da redação e as questões mais complicadas?? duvido que eles tbem não tinham conhecimento sobre elas!
    VERGONHA

  32. Divina disse:

    Todo ano e assim essa palhaçada..

  33. Marlon disse:

    èe por isso q o brasil não vai para a frente ! Quero saber como que vai ficar o lado das pessoas que vão sair no prejuizso com isso ! :@

  34. MAIRINE disse:

    PRA MIM SE ANULAR PARA ELES LA,TEM QUE ANULAR AQUI TAMBEM.PQ ELES JA TINHAM O CONHECIMENTO DAS QUESTOES ENQUANTO NOIS TIVEMOS QUE ESTUDAR PARA OBTER UMA BOA PROVA.

  35. júnior disse:

    podemos classificar isso como o absurdo. A VERDADE É QUE SE OUVE VAZAMENTO DE QUESTÕES. A PROVA deve ser CANCELADA POR COMPLETO. Não é justo prejudicar os alunos do CEARÁ nem tampouco todos NÓS estudantes brasileiros participantes do ENEM 2011. UNS VÃO DIZER QUE ACERTARAM TODAS OUTROS VÃO FICAR FELIZ PORQUE ERRARAM, mas o mais coerente é haja uma nova PROVA.POIS O ENEM É, E DEVE SER EXEMPLO DE APLICAÇÃO DE PROVA DO BRASIL.portanto para não prejudicar quem acertou as 13 questões, SEGUE ABAIXO>>>>>

  36. júnior disse:

    , O JUSTO, SERIA A APLICAÇÃO DE UMA NOVA PROVA. E O PREJUÍZO FINANCEIRO FICA POR NOSSO BOLSO. POIS TODOS NÓS PAGAMOS ALTÍSSIMOS IMPOSTOS. ALÉM DISSO os alunos não agiram de má fé.

  37. micaella disse:

    acertei 10 questões das 13! total falta de respeito com os alunos que dependem dessa prova, que estudaram tanto tempo pra ela e que passaram 10 horas fazendo.

  38. Wendel Tancredo disse:

    apesar de eu ter acertado so 4 questoes que forom anuladas eu acho injusto o ocorrido.

  39. Joana disse:

    Poxa, acertei 8 das 13 e tô me sentindo muito mal, pois o resto do alunos nao teve nada a ver com o ocorrido,o Enem já está virando um abuso, é raro encontrar um ano em que nao deu problemas, isso é um descaso p. os alunos , que passam o ano estudando para encarar uma prova de horas excessivas e textos absurdos, e depois disso ainda encarar os erros desta. Isso é uma palhaçada e cada vez mais as faculdades vão diminuir sua porcentagem de alunos pelo Enem. É pessoal esse é o belo país organizado que temos, e já vemos um belo futuro pela frente! ¬¬’

  40. ana disse:

    rpz nem sei como vai ficar a contagem de pontuação e olha q eu tb acertei a maioria das anuladas afff

  41. Gilson Viana disse:

    A pesar de eu ter sido beneficiado, é inadmicivel todos os anos ocorrerem esses fatos.É uma vergonha para a educação brasileira,eu espero que em 2012 seja diferente.

  42. rafael disse:

    acertei as 13 q foram anuladas deviam anulas so dos estudantes que viram as questoes e nao de todo mundo esse enem e uma vergonha nacional!!!

  43. jessica lima disse:

    isso é um absurdo! cada ano que passa só temos mais uma novidade na falata de competência para com os organizadores do enem!

    acertei 12 das 13 questoes e errei outras que naum foram anuladas
    ou seja, fikei com menos pontos do que antes
    como fika? vou me prejudicar?
    quero fazer o enem de novooo

  44. José Lima do Rego disse:

    esse governo é um lixo, nao prestam nem pra fazer uma provinha!!!!
    e ainda falam q o Brasil ta crescendo e tudo mais, com um governo inutil como esse vamos continuar na merda!!!!

  45. daniela disse:

    sabe o enem esta virando uma merda,ou melhor já é. Pois todo ano tem um problema.E o pior e que atinge a todos os estudantes ate mesmo os que não tem nada haver com os problemas como no meu caso e isso me deixa muito triste pois voce passa o ano todo estudando se esforça e no final te tiram 13 questões.

  46. ENXAME disse:

    VELHO” ASSIM QUE VC QUER SER O FUTURO DO BRASIL……..
    PQ ‘FASSA’ E ASSIM óóo ‘FAÇA’

    VC ENTENDEU BRIGADO PELA SUA COLABORAÇÃO ATE+!!!!

  47. Renato disse:

    Eu digo e repito, anulação é a unica forma de corrigir isso.

    “A mas não é justo anular sendo que eu estudei o ano todo vou me sentir prejudicada”

    Não, não com essa conversa pra cima de mim.
    Você estudou o ano todo, então está preparado(a).
    Repetir a prova vai te da outra chance de tira uma nota melhor.
    Vai te da uma outra oportunidade de se dar bem!

    Quem não estudou vai ter outra chance para tentar tira uma boa nota.

    A anulação vai ser melhor para o estudante, que no meu caso, eu paguei quase 600 reais de cursinho, em 3 meses. e agora eu corro o risco de perde minha vaga na federal por causa de 13 questões. “13 questões anuladas para cursos concorridos é o fim da picada”

    Eu sou a favor da anulação, vamos manifesta pessoal!

    • Guilherme disse:

      Você foi bem na prova?
      Até agora, todos que vi a favor da anulação da prova foram mal. Você pagou 600 em cursinho, eu paguei 1000 por mês durante 8 meses, grande coisa. ENEM não é uma prova de conteúdo, mas de resistência. Grande parte das questões não podem ser acertadas apenas com conteúdo estudado previamente, mas sim com a leitura da própria questão. E é aí que eu te digo: Se refizermos, a chance de errarmos é maior. Se você foi bem, coloque isso na sua cabeça: Você IRÁ pior do que na primeira vez, é sempre assim, há questões psicológicas envolvidas. E os que foram mal, por outro lado, conseguem virar o jogo, já que se sentem na necessidade de aproveitar essa segunda chance.

  48. Vinicius disse:

    Até quando nós, estudantes, vamos ter que aguentar isso? São três anos seguidos de problemas com a prova. Até quando nosso futuro ficará nas mãos de um sistema tão falho?

  49. Marcelo Alves Patos-PB disse:

    Exame Miserável. Os responsáveis parecem estar brincando com os anos de estudo e dedicação ao vestibular dos alunos, eu mesmo acertei 9 questões das 13 anuladas, me sinto extremamente prejudicado e incapaz de reivindicar a esse modelo de anulação.

  50. Meire Yamisaki disse:

    Negócio é o seguinte daqui a pouco não vai mais ter enem, aí tamo td ferrado….

  51. Debi disse:

    ISSO É BRASIL, ISSO É UMA VERGONHA…..

  52. Filipe Guilherme disse:

    assim fica difícil, to concorrendo em matematica e português para um curso, e anulam quatro só de matemática, e a galera que iria errar vai ganhar 4 pontos de graça, vê se pode…

  53. Jessica godinho sales disse:

    E’ a ultima vez que faço o enem pois ele esta caindo muito o seu nivel e esta virando uma palhaçada, todo ano e’ a mesma coisa mas pra mim ja basta, cansei dessa vergonheira!

  54. Adonias disse:

    gente pensa comigo, se refazerem eles vai ser pior, porque se liga:
    é o povo que não foi descoberto acusando aqueles que foram descobertos, porque pensem bem, se lá que nem é um dos polos de maioria estudantil e escolas mais importantes pegou a cola, quem garante que os outros não tenham pego??, teve sim coisa nisso ai, e deveria refazer a prova na minha opnião pra todos

  55. Guilherme disse:

    Pessoal, eu acertei as 13 questões que foram anuladas, mas não me preocupo, já que estas serão anuladas para todos. Ignorem a existência destas questões, não pensem nisso, pois quem acertou a maioria destas com certeza foi bem no resto da prova, assim como quem errou a maioria também deve ter ido mal nas outras. No fim, estas questões não vão realmente ferir sua nota. Não só isso, é infinitamente melhor ficar sem 13 questões do que refazer a prova e correr o risco de ir infinitamente pior do que a primeira vez.

  56. Aluna disse:

    Anular a prova toda! Dentre esta e a alternativa de invalidar 13 questoes, acredito que esta é a melhor! Quem concorda?

  57. murilo disse:

    que bom acertei 2/13 60%acertos agora!

  58. Paulo Tijo disse:

    O correto seria fechar a escola que fraudou as questões. Só isso !! Milhares de brasileiros foram prejudicados por uma irresponsável escola.

  59. rosalia disse:

    o Enem sempre foi uma palhaçada e esta muito longe de ser um PSS.
    essa porcaria deveria ser anulada estou me sentindo prejudicada.
    e ainda querem colocar essa porcaria como único vestibular, se fizerem isso tenho pena dos futuros universitários.

Brasil avança e diversifica em metodologias de avaliação da Educação < Pesquisa da Fundação Victor Civita revela que Brasil avança e diversifica em metodologias de avaliação da Educação. Para aprimorar o uso desse recurso, o país deve criar um currículo nacional comum.
Enade 2011 acontece no domingo Enade acontece neste fim de semana. Ao todo, foram inscritos 376.180 mil estudantes concluintes de 8,8 mil cursos de graduação oferecidos por instituições de educação superior públicas e privadas. >

Dicas de Ofertas