Você sabe a diferença entre IDM e EDM?

Você sabe a diferença entre IDM e EDM?

EDM ou Electronic dance music é um termo bastante conhecido no meio de música eletrônica, mas IDM (Intelligent dance music) não. Resumindo de forma simplista EDM seria o lado mais pop, portanto, acessível da música eletrônica para as pistas de dança, enquanto IDM, o lado experimental, avant-garde do estilo. O ruim é que acabou criando uma rixa entre estilos e muito, muito preconceito. Quer dizer que EDM não é inteligente? Ou ser menos “experimental” e mais pop também não é inteligente?

IDM ou Intelligent Dance Music é um gênero que surgiu no início dos anos 90 no Reino Unido no contexto do fim da cena Rave e nos EUA de forma paralela a partir de Techno, na verdade uma mistura de Techno e Ambient, embora pode-se incluir Trance, Drum & Bass e Acid. Porém, é de difícil classificação porque o termo IDM veio de uma lista de endereços eletrônicos para discutir música eletrônica nos Estados Unidos por volta de 1993. Aí, de repente, alguém achou engraçadinho o nome e resolveu classificar a dance music “cabeça” de IDM.

IDM não se destina necessariamente à pistas da dança como acontece com o EDM, que é praticamente um sinônimo de música para pistas feitas por DJ´s, um movimento de massa. Tem sua origem na Disco Music dos anos 1970, só que totalmente eletrônica visando clubes, raves, festas, etc..

Até agora, definir esse “gênero” acaba sendo reducionista demais devido à enorme variedade de sons e influências que está no IDM. É quase impossível encontrar dois produtores IDM que soam parecidos, uma vez que a intenção é sempre inovar e trazer a experiência para outro nível. Um conjunto de sons totalmente experimentais e excêntricos que dificilmente pode ser chamado de “gênero”, mas têm a mesma origem: o Techno e o Ambiental.

Desde a sua criação, o IDM é cultuado por um público minoritário e mais underground, no entanto, alguns dos melhores produtores do mundo começou no IDM. Um caso claro é Deadmau5, que começou com o IDM e Trance entre outros gêneros, e isso é algo que ainda pode ser visto em algumas de suas edições recentes, em que essa influência persiste. Outros exemplos são Richie Hawtin ou BT.

EDM – Enquanto o IDM é mais caracterizado por experimentação individual, o EDM tem viés mercadológico, embora não signifique que não exista experimentalismo, mas sem sair muito da embalagem pop – claro, se experimentar demais deixa de ser pop e de fácil acessibilidade.

Deixe seu comentário:

Cláudio Campos

Cláudio Campos

Apaixonado por música. Escreve sobre o melhor e o pior da cena mundial.

Veja mais publicações de Cláudio Campos

+ Entretenimento

Veja a primeira foto do filho de Anahi
Veja a primeira foto do filho de Anahi
Assista ‪‪Joelma‬ e ‪Ivete Sangalo‬‬ cantando juntas em vídeo
Assista ‪‪Joelma‬ e ‪Ivete Sangalo‬‬ cantando juntas em vídeo
David Bowie‬‬ morreu e nós ainda não acreditamos
David Bowie‬‬ morreu e nós ainda não acreditamos
‪‪Irene Stefânia‬‬ morreu aos 72 anos
‪‪Irene Stefânia‬‬ morreu aos 72 anos

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,