Bagarai
Carros
Motos
Novidades
9 meses atrás

Conheça os sintomas da febre amarela e seu tratamento

Conheça os sintomas da febre amarela e seu tratamento

Uma das doenças que está deixando os brasileiros preocupados nesse começo de ano é a febre amarela que já chegou até no Rio de Janeiro.

Vale lembrar que esta é uma doença grave, se você tiver qualquer suspeita deve consultar um médico para receber orientação sobre o tratamento.

As pessoas com febre amarela podem ter:

  • Dor local: abdômen, costas ou músculos
  • No corpo: calafrios, fadiga, febre, mal-estar ou perda de apetite
  • No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito
  • Também comum: confusão mental, dor de cabeça, hemorragia ou icterícia

A febre amarela é causada por um vírus da família Flaviviridae e ocorre em alguns países da América do Sul, América Central e África. No meio rural e silvestre, a febre é transmitida pelo mosquito Haemagogus. Já em área urbana, o vetor é o Aedes aegypti, o mesmo da dengue, do vírus Zika e da febre chikungunya. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão da febre amarela no Brasil não ocorre em áreas urbanas desde 1942. Até o momento, nenhum dos casos em Minas Gerais é considerado urbano pelos órgãos públicos.

O Ministério do Meio Ambiente emitiu, nesta semana, um alerta para reforçar a proteção de primatas em áreas onde há registro de Febre Amarela.

De acordo com o órgão, o surto da doença tem provocado uma grave ameaça a macacos, com casos de maus-tratos e violência, inclusive a espécies ameaçadas de extinção.

O Ministério esclarece que primatas não são responsáveis pela existência do vírus e nem por sua transmissão a humanos. O vírus da febre amarela silvestre é transmitido por mosquitos. A pasta reforça a necessidade de proteção desses animais uma vez que eles ajudam a alertar sobre a presença da febre amarela na região.

Conheça mais o Bagarai

O Bagarai.com.br é um site de notícias focado em automóveis. Saia do convencional, no Bagarai você encontra muito mais do que as últimas noticias, aqui você encontra conteúdo de uma forma bem humorada e divertida.

Vamos Bater um Papo?