Bagarai
Carros
Motos
Carros
1 semana atrás

Fiat Palio Weekend é uma boa opção de usado com preço baixo

Fiat Palio Weekend é uma boa opção de usado com preço baixo

Outro modelo dá adeus aos fãs! O Fiat Palio Weekend já não está mais sendo produzido. O modelo tipo perua, lançado há 20 anos, era um dos mais comercializados de sua categoria. Boa mecânica, econômico, cara de esportivo, espaçoso, enfim, todas as características de um ótimo carro! Será substituído por um modelo novo? Nada se sabe ainda. Mas pode ser uma boa aquisição par quem está pensando num semi-novo.

Principais características do modelo

Tendo sido começado a produzir em 1997, o modelo cativou um certo perfil de clientes, alguns dos quais continuaram comprando o mesmo modelo a cada 5 ou 7 anos. No início de sua “carreira” as versões eram básicas, sem grandes equipamentos tecnológicos, com motor 1.5 8V (com 76 cv de potência). Alguns anos depois fizeram um upgrade do motor passando para o 1.6 16V, que rendia 106 cv.

O modelo sempre prezou pelo grande espaço interno, o que continua até agora, principalmente na área do porta-malas, o que o tornou um forte competidor da VW Parati que liderava o segmento na época.

Dois anos após seu nascimento a Fiat lançou a versão Adventure, dando ao modelo uma cara de aventureiro. Molduras plásticas e um inesquecível quebra-matos marcaram a época e criaram, por assim dizer, uma identidade visual. Nessa versão a suspensão era mais alta e reforçada, aumentando a impressão de agressividade própria dos Adventure. Ganhou ainda um novo motor, o 1.6 de 8v, que estreava na linha.

No mesmo ano outra versão também nasceu, a de entrada, equipada com o motor 1.0 8V de 61 cv e câmbio de seis marchas, o qual pretendia compensar o desempenho ruim, mas essa versão não vingou.
A perua foi se desenvolvendo ao lado do seu irmão hatch com o passar do tempo. Ela sofreu quatro principais mudanças no visual, nos anos 2001, 2004, 2007 e 2012 respectivamente. No ano de 2015 o modelo se emancipa e abandona o nome Palio, mantendo apenas o Weekend já consagrado.

Todas essas alterações ajudaram o Weekend a enfrentar a velhice e suportar o peso dos anos que iam se passando sob a luz de seus faróis. mas sua essência sempre continuou a mesma: um carro barato, prático, espaçoso e confortável. Contudo, o avanço tecnológico foi implacável, e era questão de tempo até que o modelo fosse abandonado.

Ao par disso, o segmento de peruas, ou station wagons, teve uma grande perda de interesse com o surgimento dos utilitários do tipo SUV e crossover, cada qual ao seu modo substitui as funcionalidades das peruas, e trazem muito mais tecnologia. É a vida!

Embora não esteja mais sendo fabricada, a Weekend continua sendo anunciada no site da Fiat em duas versões: a Attractive com preço inicial de R$ 60.390, e a Adventure a partir de R$ 75.990.
A marca ainda nega que a Weekend deixou de ser fabricada e ainda afirma que foram produzidas 332 unidades em dezembro de 2017. Sendo ou não verdade, é inegável que o modelo ainda é um ótimo carro, e talvez uma excelente opção de semi-novo.

Conheça mais o Bagarai

O Bagarai.com.br é um site de notícias focado em automóveis. Saia do convencional, no Bagarai você encontra muito mais do que as últimas noticias, aqui você encontra conteúdo de uma forma bem humorada e divertida.

Vamos Bater um Papo?