Bagarai
Carros
Motos
Novidades
1 ano atrás

Porque “Deus seja louvado” está na nota de Real?

Porque “Deus seja louvado” está na nota de Real?
Fernando Palacios / Flickr

Muita gente se pergunta porque está escrito “Deus seja louvado” nas cédulas do Real e o que isso significa? Muitos inclusive reclamam dessa frase tão religiosa estar presente no dinheiro.

José Sarney

Tudo começou na década de 1980, quando o então presidente da República, José Sarney, católico praticante, solicitou ao Banco Central que ela fosse incluída na moeda do cruzado.

In God We Trust

Governo Federal orientou-se em doutrinas teístas de outros Estados Laicos como os Estados Unidos da América que já acrescentava a frase “In God We Trust” em suas cédulas de dólares.

Deus seja louvado

As primeiras notas com a inscrição foram impressas em 24 de fevereiro de 1986, quando o decreto foi apresentado ao BC. Assim, a expressão permaneceu ao longo do tempo, incluindo as cédulas de real. Apesar das recentes discussões e solicitações por setores laicistas da sociedade civil de que a frase seja removida, ela continua a ser impressa pelo BC, inclusive nas novas cédulas, em impressão desde 2010. Diante das tentativas de remoção da frase nas cédulas por parte do Ministério Público, José Sarney afirmou: “Eu tenho pena do homem que na face da terra não acredita em Deus”.

A sétima vara diz que “a citação de Deus nas notas, não parece ser um direcionamento do estado na vida de um indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença”. A decisão provisória foi posteriormente mantida. Em 2013 a juíza federal Diana Brunstein, da 7ª vara Federal Cível de São Paulo, negou o pedido feito pelo Ministério Público Federal para retirar a expressão “Deus seja louvado” das cédulas de Real. A mesma juíza já havia negado a antecipação de tutela em novembro de 2012. A Advocacia-Geral da União argumentou que a expressão “Deus seja louvado” nas notas de Real não afasta a laicidade do Estado. “…O Estado brasileiro não repudia a fé. Ao contrário, ampara o valor religioso quando facilita a prática de atos de fé professada pela população e adota feriados religiosos…”.

Conheça mais o Bagarai

O Bagarai.com.br é um site de notícias focado em automóveis. Saia do convencional, no Bagarai você encontra muito mais do que as últimas noticias, aqui você encontra conteúdo de uma forma bem humorada e divertida.

Vamos Bater um Papo?